Saturday, June 4, 2022

Ilha da Madeira

Habitual na sua saída com destino a Leixões, pela sexta-feira à tarde, o Ilha da Madeira voltou a marcar a sua presença nesta sexta-feira dia 3 de Junho de 2022 no Tejo. Depois de Leixões rumao ao porto do Caniçal, na sua rota de cabotagem nacional.

O movimento da água no bolbo do navio, quase vazio...

Nieuw Statendam

Registo da passagem do Nieuw Statendam pela ponte 25 de Abril, com destino a Vigo, numa viagem desde Barcelona até Copenhaga que ainda vai no quinto dia de 25 até ao desembarque dos passageiros. Esta viagem corresponde ao reposicionamento do navio no Norte da Europa. 

Este é um navio de Dezembro de 2018, o segundo da Classe Pinnacle, da Carnival Corporation, que por enquanto mantém apenas navios da Holland America Line, mas cuja classe está prevista ser utilizada no navio Queen Anne da Cunard com estreia prevista para Janeiro de 2024 e atualmente em construção em vários estaleiros Italianos (blocos). 

O Nieuw Statendam tem 299 m de comprimento, 35m de boca e 8 m de calado. Dimensões que partilha com o primeiro navio da classe o Koningsdam. É sua madrinha a apresentadora de televisão Oprah Winfrey.

Thursday, June 2, 2022

Marella Explorer



O navio de passageiros Marella Explorer atracado no porto do Funchal. Pela popa podemos ver o ferry Lobo Marinho.

Sea Star

O navio Sea Star, o navio mais recente da Barcadouro, no momento da aproximação e passagem na barragem de Bagaúste, barragem da Régua, rio Douro.

O Sea Star é um navio de 1991, construído no estaleiro Belga B.V.B.A. Scheepswerf, com 45 m de comprimento e 10 m de largura. Com um calado de 2 m. Navega com o IMO 9034286. Veio da Croácia para o Douro e tal como o Independência e o Pirata Azul, faz parte da frota da Barcadouro uma das empresas de cruzeiros fluviais no rio Douro que oferece viagens de um dia a bordo dos seus navios oferecendo aos seus passageiros a experiência de subir ou descer o rio Douro com refeições a bordo.


O Sea Star no interior da eclusa no momento em que esta enchia e o navio era elevado. Repare-se no mastro deitado para não embater na parte superior da eclusa/barragem.
A saída da eclusa num dia em que muitas pessoas assistiam à operação de elevação do navio e de abertura e fecho de comportas.

A popa do Sea Star com a embarcação auxiliar e o registo Douro.

As exportações Portuguesas

Um navio a carregar recursos naturais Portugueses para exportação. Trata-se do Turgut Sahin que estava a carregar areia com destino a Immigham (Inglaterra). Desconhece-se se este produto se destina à construção ou se é para transformação industrial.
Tal como as imagens mostram o carregamento faz-se diretamente do camião para o navio através de um  tapete rolante com funil de descarga direcionável.
O Turgut Sahin é um navio graneleiro de porão único, com 91 m de comprimento e 14 m de largura. Tem 2909 t (GT), e foi construído em 1997. Navega com a bandeira do Panamá. Já ostentou os nomes Shaheen I, Laudio, Hadia K, Sea Kig e Sea King. Tem um calado de 5,8m. Consegue navegar a 12 nós. 
Este tipo de navios para carregar abre as tampas do porão por deslizamento para a proa e para a popa. Por serem navios de pequena dimensão, as tampas do porão abertas impedem a visibilidade da ponte de comando.

Hatice C

 

O Hatice C, um dos inúmeros navios graneleiros que demando o porto de Lisboa, para nos virem trazer os cereais que nem nos damos ao trabalho de produzir. Este navio é particularmente bonito, com uma linha de água a branco que lhe confere uma beleza ao casco. É um navio de 2007, com 147 m de comprimento e 21 m de largura. Navega com a bandeira do Panamá, uma das mais antigas bandeiras em navios. Navega as suas 10122 t (GT) com o IMO 9396555.

Thursday, May 26, 2022

Revisitando o Funchal


Esquecido no Cais da Matinha, continua a morrer aos poucos o paquete Funchal. Depois de ter sido vendido a um pirata que o esventrou e tirou parte da identidade de navio. Depois de muitas  promessas parvas onde se incluía muita mentira e tentava captar lavagens de dinheiro, com construções megalómanas de marinas e luxos, acabou no mesmo cais de onde saiu, mas muito mais destruído e com pior aspecto do que quando dali saiu. Triste Funchal, apenas precisa de uns retoques interiores, uns cuidados no Cais e está pronto a receber hóspedes a bordo como navio hotel neste mesmo lugar...sem que para isso seja preciso lavar dinheiro ou criptomoedas. Não basta ter muito dinheiro, para realizar projectos, basta gostar-se daquilo que se faz, para o conseguir de forma perfeita. Não se pode ver lucro em tudo, porque depois acontece isto que está a acontecer ao Funchal...
As madeiras retiradas dos decks do navio. Pelos vistos o estaleiro não quis ficar com o lixo.

As baleeiras abertas, cada vez mais raras de avistar em navios.

A proa desprovida de aparelhos de navegação que ali existiam

Ventura

O navio Ventura habitual frequentador do porto de Lisboa, está a efetuar uma escala de 2 dias em Lisboa. Chegou hoje pelas 7 h e sairá apenas amanhã pelas 17:30 h com destino a Leixões. Nesta viagem com início em Southampton, antes de Lisboa escalou Vigo.



Wednesday, May 25, 2022

Enchanted Princess

O porto de Lisboa voltou a receber uma escala inaugural de um navio Princess. Hoje foi a vez do Enchanted Princess se estrear em Lisboa numa escala com cerca de 15 h de duração. Este é um dos navios que viu a sua entrada em serviço ser adiada pela pandemia tendo sido entregue em Setembro de 2020 e apenas realizado a sua viagem inaugural em Novembro de 2021. 

É um navio com 330 m de comprimento, 38,4 m de largura e com um calado de 8,49 m. Tem a bandeira de Hamilton, 19 decks e capacidade para 3660 passageiros assistidos por 1346 tripulantes. 

Construído em Monfalcone, pelos estaleiros Fincantieri é um navio da Royal Class classe onde se inclui o navio Britannia da P&O Cruises e os irmãos da Princess; Royal, Regal, Majestic, Sky e Discovery. 

O Enchanted Princess desceu o Tejo por volta das 19 h com destino a Gibraltar.