Sunday, April 3, 2022

Rebecca S

O navio que ostenta o nome da filha do armador do grupo Sousa, Rebecca S, aqui registado passando por algumas dificuldades ao largo das ilhas Desertas. A bordo podem ver-se vários automóveis e dois autocarros aeroportuários usados, enviados pela Ryanair para a Madeira. 

Saturday, April 2, 2022

Hoanya Wisdom

Registo de mais um navio graneleiro da Wisdom Line, operando no porto de Lisboa. O Hoanya Wisdom é um graneleiro com 153 m de comprimento, 23 m de boca e 12655 t GT. Navega com o IMO 9433896 e com a bandeira do Panamá. Foi construído em 2008, nos estaleiros Murakami Hide Shipbuilding no Japão.

Amis Dolphin

Navio graneleiro Amis Dolphin da Wisdom Line navegando ao largo do Funchal, ilha da Madeira. Este é um dos inúmeros navios que cruzam os mares da Madeira, sem no entanto entrarem nos portos madeirenses. Por vezes, tal como este, recorrem aos serviços do porto para efetuarem embarques ou desembarques de sobresselentes ou tripulantes, sem no entanto entrarem no porto, ficando fundeados além das 3 milhas de jurisdição do mesmo.
O Amis Dolphin veio de Omã e seguiu a sua viagem com destino aos Estados Unidos. É um graneleiro de 2015, com 199 m de comprimento, 32 m de largura e 33937 t GT. Navega com a bandeira do Panamá e sob o IMO 9636371. 

O Amis Dolphin navegando a Sul da ilha da Madeira com o mar ligeiramente encrespado.
Reveja aqui um dos irmãos de frota do Amis Dolphin, o Amis Glory carregando no rio Tejo em Lisboa.

A chegada a Lisboa do Seaventure

O navio da Hapag Lloyd, Seaventure, ex-Bremen, encontra-se em Lisboa para uma docagem programada. Agora ao serviço da Polar Latitudes, o ex-Bremen ficará por Lisboa até ao próximo dia 13 de Abril, altura em que poderá deixar Lisboa para destino ainda desconhecido. Este é um dos navios pioneiros no mercado de navios de exploração que hoje se encontra sobrelotado e com enorme demanda pelas companhias de navegação.


Estreia em Lisboa

 A estreia do Valiant Lady em Lisboa.

A Virgin Voyages, trouxe um dos seus 3 navios a Lisboa, pela primeira vez. 

A companhia que viu a sua estreia no mercado ser adiada devido à pandemia mundial, acabou assim por trazer até Lisboa um dos seus navios, o Valiant Lady que efectuou a sua viagem inaugural apenas no dia 18 de março último. 

Os navios da Virgin são actualmente dos navios de cruzeiros mais feios que existem em serviço. O Valiant Lady é um desses navios. Exteriormente é em tudo semelhante aos seus irmãos, Scarlet Lady e ao Resilient Lady que já se encontra numa fase final de construção, no estaleiro Fincantieri Sestri Ponente, em Itália. O mesmo estaleiro de onde saíram os dois navios da Virgin Voyages que já navegam; Scarlet Lady e Valiant Lady. Prevista está ainda a construção de um 4 navio, para esta companhia e que completará esta série/encomenda.

É um navio com 278 m de comprimento, 38 m de boca e 8,05 m de calado. Possui 17 decks, 13 deles destinados aos 2770 passageiros e 4 para acomodar os 1160 tripulantes e serviços técnicos do navio. 

O Valiant Lady esteve em Lisboa apenas algumas horas. Efectuou uma escala de cerca de 6 h, tendo chegado de Las Palmas de Gran Canária pelas 18 h e seguiu para Portsmouth pela 1 h da manhã. 

O Valiant Lady aproximando-se do cais onde estava atracado o Iona.
Este navio é destinado apenas a adultos, uma situação que não é nova mas que tem vindo a provar que é uma aposta no mercado de cruzeiros que não vale a pena.

Entrando no Tejo juntando-se à azáfama dos cacilheiros.
O Valiant Lady deve regressar a Lisboa para uma escala com pernoita nos próximos dias 4 a 6 de Maio, no seu regresso ao Mediterrâneo. Depois voltará a escalar portos Portugueses apenas em Outubro quando cruzar o Atlântico com destino às Caraíbas, efectuando então uma escala na Madeira.
A popa do navio onde existem semelhanças aos navios da MSC da classe Seaside, construídos pelos mesmos estaleiros.

A proa do Valiant Lady que se assemelha a um ferro de engomar.
Após a saída de Lisboa, a Virgin confirmou que um dos passageiros se atirou borda fora ao largo de Portugal, um incidente que se tem tornado normal nos últimos tempos em navios de cruzeiros.

Hanseatic's no Funchal

A Hapag Lloyd efectou uma escala dupla no porto do Funchal, com os navios Hanseatic Nature e Hanseatic Inspiration no passado dia 25 de março. No mesmo dia o Hanseatic Inspiration visitou o Porto Santo, usufruindo assim dos descontos comerciais que são dados aos navios que visitam o Funchal com escala na ilha do Porto Santo. Pelas 17 h chegou ao Funchal e atracou no cais norte. O Hanseatic Nature teve de aguardar pelas saída dos navios Marella Explorer e MSC Splendida, para então atracar no cais Sul.


O Hanseatic Nature iniciou a sua viagem em Montevideo, no Uruguai, no seu regresso à Europa. Efectuou navegação costeira até Recife no Brasil, altura em que começou a se afastar de terra dirigindo-se a Fernando de Noronha antes de iniciar a travessia do Atlântico com passagem por entre as ilhas de Cabo Verde e paragem em Santa Cruz de Tenerife. Dali partiu para Santa Cruz de  La Palma e Funchal onde ficou fundeado algumas horas até ter espaço disponível no cais para atracar. Do Funchal saiu para Marbella onde fundeou e desde então encontra-se navegando pelo Sul de Espanha. 

Já o Hanseatic Inspiration, efectuou uma viagem semelhante ao seu irmão, com início também na América do Sul, mas com passagem por fora das ilhas de Cabo Verde e maior proximidade à Costa Africana. Escalou vários portos das ilhas Canárias antes de se dirigir ao porto do Porto Santo e Funchal. Deixou o Funchal a 27 de março pelas 21 h com destino a Fuerteventura e tem permanecido desde então a viajar por entre as ilhas Canárias.

Iona na Madeira

 

O navio Britânico Iona, numa das suas mais recentes passagens pela ilha da Madeira. Em pleno inverno, os passageiros aproveitam o clima ameno da ilha para desfrutar dos espaços exteriores do navio, nomeadamente da sua piscina infinita, com parede transparente sobre o mar. Tal como em todos os navios grandes verifica-se o aglomerado de passageiros juntos dos espaços de lazer, piscinas exteriores e jacuzzis. Os solários também registam uma boa ocupação.




Escala em que teve por companhia em porto o Mein Schiff 4 que se encontra a fazer cruzeiros pelas ilhas Canárias com escala no porto do Funchal.

A piscina infinita e os jacuzzis que neste dia faziam as delícias dos passageiros, com bastante ocupação, num dia de Inverno que parecia verão para Britânicos.

Silver Dawn deixando Lisboa

Saída de Lisboa do navio Silver Dawn, o décimo navio da frota Silversea, uma subsidiária do grupo Royal Caribbean.

Foi entregue em Novembro de 2021, tendo a cerimónia de baptismo ocorrido apenas agora no porto de Lisboa, de uma forma discreta, ainda devido à pandemia.

O Silver Dawn tem 212,89 m de comprimento, 28 m de largura e 6,7 m de calado. Navega com o registo de Nassau e o IMO 9857937. Tem capacidade para 596 passageiros em 298 camarotes com varanda. É um dos poucos navios que ainda são construídos de raiz com uma biblioteca no último deck, que serve simultaneamente como observatório.


Costa Luminosa e Hanseatic Inspiration


Vista aérea sobre o porto do Funchal com a presença do navio Hanseatic Inspiration no cais norte e o Costa Luminosa no cais Sul, juntamente com o ferry Lobo Marinho. De notar ainda a presença do navio da Marinha Portuguesa NRP Mondego e o rebocador Ponta do Pargo, além da presença da Nau Santa Maria de Colombo e alguns dos poucos pesqueiros que ainda restam no maior porto da Região Autónoma da Madeira.

Wednesday, March 30, 2022

Regal Princess

O navio da Princess Cruises, Regal Princess, deixando o porto do Funchal no passado dia 20 de Março. Na base da foto, é possível vermos vários Entusiastas de Navios,  registando a sua partida deste o final do molhe do porto do Funchal, junto do farolim de entrada do porto. A Madeira é realmente um sítio mágico para fotografar navios.

O Regal Princess veio nesta viagem veio directo de Fort Lauderdale e seguiu em direcção ao Mediterrâneo, com escala em Cádiz e Málaga. A Princess não é uma companhia habitual nos portos portugueses, daí que o registo dos seus navios nos portos nacionais seja um momento quase único. No entanto com a pandemia, algumas companhias mudaram as suas estratégias de mercado, e alguns mercados menos populares tornaram-se mais apetecíveis devido às excelentes condições de segurança e conforto que oferecem aos passageiros.