Thursday, December 2, 2021

Mestre Jaime Feijó

O ferry de tráfego local, Mestre Jaime Feijó, escapando de Lisboa, rumo a casa. O Mestre Jaime Feijó esteve em Lisboa, em reparação e saiu no dia da Restauração da Independência, tendo a sua chegada aos Açores agendada para o dia de sábado, pelas 17 h no porto da Horta, onde irá continuar a efetuar as triangulações entre as ilhas do Faial, a ilha com a montanha mais alta de Portugal, Pico e São Jorge.

O relógio de popa marcava a hora da partida no horário de Verão de Portugal continental. De registar também, a alteração do registo onde já esteve escrito Horta, agora está escrito Portugal.
O cruzamento com o ferry Lisboeta único no planeta, por possuir portas laterais pretendendo dessa forma ser competitivo no transporte de viaturas no rio Tejo.

Monday, November 29, 2021

Chemical Master

Chemical Master, o navio que teve um acidente grave a bordo, ao largo de Portugal, do qual resultaram mortos. O navio encontra-se agora fundeado no rio Tejo, aguardando reparações. Segundo a comunicação social o navio sofreu um incêndio na casa das máquinas. Foi dado o alerta e pedido de socorro quando navegava a cerca de 25 milhas náuticas a Sul do Cabo Espichel. Foram evacuados 2 homens por via aérea, que vieram a falecer tendo o seu óbito sido declarado na chegada ao hospital, supondo-se que tenha tido origem na inalação de fumo. O acidente podia ter tido consequências bem mais graves, visto que este é um navio de transporte de mercadorias perigosas, nomeadamente ácidos altamente inflamáveis.

Rolldock Storm

Navio de transportes especiais Rolldock Storm, que se encontra em Lisboa a descarregar carris. Proveniente de Piombino em Itália, lá carregou os carris e para lá irá voltar muito provavelmente para carregar novamente mais carris.
 Assim começa a evolução da  ferrovia em Portugal, nos portos.

O Rolldock Storm é um navio de transportes especiais, construído em 2014, com 15382 t GT. Tem 151,5 m de comprimento, por 25,5 m de largura. O seu calado é de 5,67 m. Navega com a bandeira Holandesa e com o IMO 9656503.

Saturday, November 27, 2021

O pequeno Funchal

Foi um navio bastante bonito, o Porto, ex-Arion. Construído em 1965 na Jugoslávia, nada teve a ver com o projeto do paquete Funchal, mas após as obras a que foi sujeito quando foi adquirido pela Classic International Cruises, ficou conhecido como o pequeno Funchal. Foi mais um navio condenado ao fracasso por gente que nada percebia de navios e de negócios com navios. Uma vez mais ficou provado que lavar dinheiro é diferente de investir.

Sunborn Barcelona

Revisitando o Sunborn Barcelona, um dos poucos navios que servem apenas como hotel. Com as mesmas funções do que este, pelo mundo ainda não muitos os que existem. Este navio foi construído mesmo com este propósito, na Malásia. Encontra-se atracado e preso a terra em Gibraltar. 
Num dos locais do Mundo onde a falta de espaço é um problema, esta foi a solução encontrada para oferecer mais um espaço de alojamento com preços ainda mais caros do que os outros hotéis do Rochedo. Pelos vistos o negócio está a funcionar bem visto que ali se mantém já desde 2013. O Sunborn Barcelona, mais conhecido como Sunborn Gibraltar Hotel/Casino, é um navio com propulsão própria e com número IMO 9475272. Tem 142 m de comprimento e 23 m de largura num calado de apenas 3,9 m. Tem um outro navio hotel semelhante como irmão de frota, que se encontra em Londres.

Monday, November 22, 2021

Mestre Jaime Feijó


O navio de tráfego local, Mestre Jaime Feijó, atracado na entrada da doca de Alcântara, em aprestamentos após a saída da doca seca, no estaleiro naval do porto de Lisboa.

O brasão de armas dos Açores, presente no costado no navio, com as duas vacas bravas que foram lançadas nas ruas dos Açores, em defesa da sua população face à invasão Espanhola, que deram origem à divisa, "Antes morrer livres que em paz sujeitos" (1582).
O logótipo da Atlântico Line, um design suave e bastante simplificado.

NavalRocha

Um registo do movimento de navios em reparação no estaleiro da NavalRocha, neste fim de semana. Da esquerda para a direita, o navio tanque Naxos II, o iate Balto e o rebocador Sapartacus que aguarda entrada na doca seca. Na doca nº 2 o navio Sam Simon da Sea Sheperd, o Tejo Algés da TSL na doca nº1 e ainda os navios Mestre Jaime Feijó da Atlântico Line que se encontra a finalizar trabalhos de pintura. Ao fundo ainda o navio Corinthian que aguarda a entrada no estaleiro.
 Gostamos de ver os estaleiros assim, sempre cheios de navios.

Sunday, November 21, 2021

Sam Simon

O navio da Sea Sheperd, Sam Simon, em reparação no estaleiro da NavalRocha. O Sam Simon, chegou a Lisboa no dia 5 de Setembro. Depois de ter estado algum tempo em reparação no porto de Lisboa, mais concretamente no Barreiro, o navio veio até ao estaleiro da NavalRocha onde se encontra a limpar e retocar o casco, na sua docagem trianual. O outro navio da frota da Sea Sheperd, o Bob Barker também se encontra no Barreiro em reparações.
A Sea Sheperd tem assim os seus dois navios em Portugal, em reparações. A associação está a aceitar donativos para a manutenção dos navios e para a compra de mantimentos para a tripulação, para dar início a novas campanhas de conservação dos oceanos, na Europa. 

Podem fazer os donativos via:
IBAN - PT50 0035 0001 00042147130 64
Mbway – 960343484
Paypal - paypal.com/paypalme/SeaShepherdPortugal
/ ssportugal.paypal@gmail.com
Quem quiser contribuir com donativos para os navios ou tripulação deverá contactar a associação através do seguinte email: joana@seashepherd.pt

Donativos iguais ou superiores a 5€ garantem o sorteio para uma visita aos navios, após concluídas as obras.
Abaixo algumas fotos da associação, divulgadas nas redes sociais dos mesmos, sobre os trabalhos em curso no Sam Simon.



Naxos II

O navio tanque Naxos II, um navio de bancas, que tal como os restantes navios da MM Marine, têm vindo ao estaleiro NavalRocha efectuar as suas reparações. Veja aqui e aqui. O Naxos II chegou a Lisboa no dia 8 de Novembro e tem a sua partida prevista apenas para o final da presente semana. Este é um navio de 2009 com 3220 t GT, 90 m de comprimento, 15 m de largura e está a navegar com o registo de Limassol. Apresenta um esquema de cores que é comum a todos os navios da frota. À popa possui uma reentrância que não é comum nos navios tanque, mas que lhe garante um aproveitamento de espaço e o diferencia dos demais navios do mesmo género.
O Naxos II no cais de aprestamento do estaleiro naval. Este navio navega com o IMO 9371335, e antes de chegar a Lisboa, estava a navegar na zona Este de Inglaterra, mais concretamente na zona de Falmouth e Milford Haven.

Corinthian


O navio de cruzeiros, Corinthian e o rebocador Peneda. O Corinthian é um assíduo visitante, do estaleiro NavalRocha, passando cá praticamente anualmente para efectuar as suas revisões e manutenções periódicas. Deverá entrar na doca seca logo que esta fique livre. 

Encontra-se atracado no cais da Rocha, pelo exterior, devido ao elevado número de navios que se encontram em reparação atualmente no estaleiro.

A comparação de dimensões entre um navio de cruzeiros pequeno, um camião, a ponte 25 de Abril e o rio Tejo.
Os trabalhos de pintura que já se desenvolvem a bordo, numa zona inacessível aos passageiros, mas que necessita de tratamento e cuidados para que o navio se possa manter em excelentes condições de navegação.