Saturday, October 16, 2021

MSC Seaview

O MSC Seaview chegou pela madrugada do dia de hoje a Lisboa, 5 h, vindo de França, porto de Cherbourg e saiu pelas 18 h com destino a Cádiz.
Na saída de Lisboa, numa viagem com destino a Cádiz, num posicionamento do Norte da Europa para o Mediterrâneo, proporcionou-nos estas imagens, de beleza ímpar na sua descida do rio Tejo.

Thursday, October 14, 2021

Mestre Jaime Feijó

O navio Mestre Jaime Feijó da Atlântico Line, encontra-se no estaleiro NavalRocha em manutenção. Este pequeno navio ferry, efectua o seu serviço no arquipélago dos Açores maioritariamente entre as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial.
Consegue transportar ate 333 passageiros, com 9 tripulantes e tem capacidade para até 15 viaturas. Um pequeno navio mas que oferece alguma versatilidade. Este navio foi construído para substituir o navio Mestre Simão, um navio em tudo idêntico que teve um acidente fatal a 6 de janeiro de 2018(encalhou  na Madalena-Pico e foi dado como perda total). Do acidente felizmente não houve fatalidades além da perda do próprio navio. 

Além do Mestre Jaime Feijó navega também nas águas dos Açores o seu irmão mais velho o Mestre Gilberto Mariano.
Para ver mais informação e fotos do Mestre Jaime Feijó, veja o site do seu construtor, aqui.

Le Lyrial

Escala de mais um navio da Ponant em Lisboa, desta vez o Le Lyrial que atracou no dia de ontem por volta do meio dia e saiu no dia de hoje pelas 15 h com destino à Lisnave em Setúbal. Irá entrar em doca seca e sair apenas no dia 26 de Outubro já com destino a Santa Cruz de Tenerife.

O Le Lyrial antes de chegar a Lisboa, veio desde a Croácia, contornando a Itália, fazendo navegação costeira, com escala em diversos portos (cerca de 20 portos).

Wednesday, October 13, 2021

Spirit of Discovery

Regresso do Spirit of Discovery a Lisboa. A Saga mantém assim a tradição de visitar Lisboa de forma regular, como até agora o tinha feito. Apenas com a diferença de que agora mantém um navio novo na sua frota, ao contrário dos navios clássicos que nos havia habituado. O Spirit of Discovery saiu com destino a Southampton.

Regresso do Ventura

Depois da estreia do Iona, foi a vez do Ventura, navio da P&O, voltar a Lisboa. Este navio bastante regular nos portos Portugueses, tem viagens que se iniciam nos 300€, um valor bastante atractivo até para o mercado Britânico, no qual opera e os passageiros que trás na sua maioria até aos portos nacionais. Apesar disso a presença de passageiros ainda não se faz notar como nos tempos pré-pandemia e antes do Brexit que certamente estará a afectar também bastante a saída dos Ingleses da terra mãe.

O Ventura deverá regressar a Lisboa, dentro de um mês (15 de Novembro) e depois apenas voltará em Abril próximo.

Silver Spirit

Registo do pretérito dia 8 sobre o regresso do navio Silver Spirit e desta forma dos navios da Silversea a Lisboa, depois da pandemia. O Silver Spirit trouxe consigo o seu novo esquema de cores com o casco cinzento claro até meia altura, e chaminé com logótipo da companhia ao invés de apenas o nome como acontecia até agora. O navio saiu de Lisboa no dia 9 para efectuar uma viagem até aos Açores. 



Tuesday, October 12, 2021

Roaz

Depois da reparação efectuada no estaleiro da Rocha, o navio já ali regressou pelo menos duas vezes para provavelmente afinar alguns pormenores que ficaram por terminar na reparação geral. No registo vemo-lo atracado ao cais do estaleiro, ao cair da noite. A julgar pela inclinação da proa dado pelo equilíbrio de lastro, quase se pode dizer que a intervenção será no propulsor de proa.

Mais fotos do Roaz, aqui e aqui.

Mega iate Crystal Endeavor

O mega iate Crystal Endeavor, mais um navio que se confunde na classificação com a verdadeira actividade que desenvolve. Este navio desenvolve viagens de cruzeiros, direccionadas para clientes que de alguma forma conseguiram pagar a pequena fortuna pedida por alguns dias de luxo extremo no mar. Para este tipo de navios luxuosos nunca é pedido nenhum comprovativo da origem dos valores pagos, e também não existe fiscalização, uma vez que o navio navega com o registo de Nassau, Bahamas, o paraíso das finanças offshore. 

O Crystal Endeavor é um navio de 2021, construído para a Crystal Cruises, uma das companhias mais exclusivas do Mundo. Apesar de ter sido encomendado já em 2016, apenas a 17 de Julho deste ano efectuou a sua viagem inaugural. Tem capacidade para 200 passageiros e 209 tripulantes, ou seja é um navio que ultrapassa o número de tripulantes face ao número de passageiros. Este rácio é compensado pelos valores pagos por quem pode desfrutar do luxo oferecido pelo navio que o equipara a um mega iate de expedição, o mercado emergente de destruição natural dos habitats naturais e locais ainda pouco explorados e conhecidos no nosso planeta.

O Crystal Endeavor é um navio com 164,5 m de comprimento, 23,4 m de boca e 6 m de calado. Navega as suas 20449 GT com o IMO 9821873 e sob a bandeira do paraíso offshore, Bahamas, Nassau.

De entre as ofertas a bordo encontra-se um submersível que é capaz de recolher imagens em directo do fundo do mar e mostrar directamente nas televisões das suites a bordo. Uma novidade em navios deste tipo e no mercado mundial, em geral. A oferta de viagens em botes do tipo Zodíaco é também uma das possíveis escolha, embora os zodíacos a bordo não sejam os melhores a nível mundial. 

Recebeu o nome do HMS Endeavor o navio com que James Cook descobriu a Austrália e Nova Zelândia entre 1768-71.

Segue-se depois da boa experiência que a companhia dos dois cavalos marinhos, Crystal Cruises, teve com o Crystal Esprit, que entretanto saiu da frota e foi adquirido pela Lindblad Expeditions. 



A saída de Lisboa para dar início à travessia transatlântica, sob a protecção da lua, com destino ao porto de Freeport (Bahamas). A Crystal Cruises costuma colocar Lisboa nos seus itinerários, normalmente com escalas prolongadas que ultrapassam as 24 h.

NM Ópera

Registo do NM Ópera, ex-Pinhal Novo em mais uma das suas viagens de poluição sonora no rio Tejo. O antigo navio da linha Terreiro do Paço - Barreiro, actualmente efectua viagens turísticas no Tejo. O único problema é que são viagens direccionadas para turistas que poluem o rio com ruído e falta de etiqueta social de comportamentos em público. São seres que berram a plenos pulmões no meio do rio, mostrando uma selvajaria como se vivessem na idade da pedra ainda. São os mesmos que acusam os navios de cruzeiros de poluírem o rio. Acontece também que são estes mesmos pobres turistas que permitem que o navio navegue...
O NM Ópera, no momento em que iniciava a passagem por baixo da ponte 25 de Abril, para ir despejar os ruidosos turistas.

Thursday, October 7, 2021

Os Europas


Escala dupla dos navios Europa em Lisboa. Ambos os navios da Hapag-Lloyd efectuaram uma escala na cidade de Lisboa, trazendo passageiros em viagens de cruzeiro regulares. O Europa 2 ficou no cais de Santa Apolónia e o Europa ficou posicionado mais a montante, uma vez que pernoita em Lisboa, e assim fica posicionado em cais sem interferir com a programação de navios para o dia de amanhã. O Europa pernoita em Lisboa, tendo a sua saída apenas agendada para o dia de amanhã com destino ao Mediterrâneo. Já o Europa 2 saiu de Lisboa pelas 18 h com destino a Ponta Delgada, numa viagem que terá passagem ainda pela Madeira e vai terminar nas Canárias.