Saturday, July 31, 2021

Nordorchid

Ao fundo o edifício departamental da Universidade Nova de Lisboa.

O navio madeirense Nordorchid entrou no rio Tejo no passado fim de semana para efectuar um reabastecimento, na sua viagem entre Liverpool e o porto de Skikda na Argélia.
Trata-se de um navio petroleiro, que mede 228,6 m de comprimento, 44 m de boca e tem 57081 toneladas brutas (GT). Foi construído em 2013. É um daqueles navios que despertam a atenção até dos menos atentos, devido às suas dimensões colossais. 

Hamburg na Lisnave

Com alguns indicadores de que a actual pandemia pode estar a entrar numa fase de abrandamento e maior controlo, a maior parte do Mundo começa a voltar a viver de uma forma quase normal. O mesmo acontece com o mercado de cruzeiros. Contudo algumas companhias adiam o seu regresso para o mais tarde possível. É o caso da Plantours que apenas deve colocar o navio Hamburg ao serviço a 10 de Agosto próximo.
Entretanto o navio continua atracado num dos cais da Lisnave em Setúbal, ao lado do Negra Matea e dos restantes navios que por ali vão efectuando as suas reparações com o Stena Performance (à direita na foto) e o Bull Sumbawa (à esquerda).

Tuesday, July 27, 2021

World Navigator

World Navigator, deixando Lisboa pelas 14h. 
O navio Português World Navigator, efectuou no dia de ontem uma escala em Lisboa, a sua estreia absoluta neste porto. A sua viagem inaugural que teve partida de Leixões e tem como destino a Grécia. Aos comandos do navio segue um comandante Português, assim como parte da sua tripulação. Esta escala marcou também o regresso dos navios de cruzeiros, ao porto de Lisboa e a operação do porto com passageiros, após mais de um ano encerrado às operações com passageiros, devido ao risco gerado pela epidemia de Covid-19. 

O World Navigator passando pelo Funchal, visível parcialmente na foto, no estaleiro da NavalRocha.
O World Navigator, é o terceiro navio gémeo de uma série de 5 navios iguais. A ele segue-se o World Traveller, que já se encontra em fase avançada de produção no estaleiro de Viana do Castelo, tal como se pode ver pela foto divulgada nas redes sociais pela WestSea. 
Foto: WestSea
As viagens do World Navigator podem ser encontradas através de uma empresa chamada Atlas Ocean Voyages, que é uma sub empresa do grupo Mystic Cruises, dedicada ao mercado Norte Americano. 

Sunday, July 25, 2021

Ocean Intervention II

Navio americano de apoio a trabalhos em alto mar. Ocean Intervention II, navio de 77,4 m, 16,3 m de boca e 4,6 m de calado. Tem 21 anos de idade.
Encontra-se atracado em Santa Apolónia para abastecimentos. Mais detalhes sobre o navio podem ser obtidos na página do seu armador, aqui

Funchal na doca seca

Ao lado do Funchal encontra-se o navio cimenteiro Roaz, um navio mesmo Português.
Ao longo do dia de ontem foi avançado pela comunicação social que o navio Funchal irá mesmo transformar-se em navio hotel no cais da Matinha, em Lisboa. Informação que já circulava pelo meio marítimo sem confirmação oficial contudo. Assim, sabe-se através da lavagem cerebral aos jornalistas que o Funchal irá transformar-se num navio hotel de luxo. Luxo, palavra que ultimamente é empregue ao desbarato uma vez que fica associada a boas vendas. 

Notícia essa que teve origem num convite à imprensa realizado no estaleiro onde o navio se encontra em obras, NavalRocha. Fala-se num proprietário Americano que tem como representação um mandatário permanente no navio e de quem vieram as primeiras declarações à comunicação social. Os projectos são gigantes, interessantes e serão excelentes caso se venham a realizar. 

Fala-se na retirada da totalidade do amianto presente a bordo do Funchal, para que exista segurança e confiança na sua frequência pelos seus futuros hóspedes. Fala-se também no redimensionamento dos camarotes do Funchal, para serem transformados em acomodações maiores e com comodidades que actualmente não possuem.

A mesma empresa através do seu representante, informou também que adquiriu o navio Astoria, que deverá chegar a Lisboa nos próximos tempos, para ser reparado e colocado numa linha regular de passageiros, entre a Madeira e Lisboa. Linha que se diz ser de baixo custo. Algo inovador umas vez que ainda não existiu nada semelhante no mercado. Note-se que por 75€ conseguia-se navegar entre Portimão e Madeira, num anterior armador que não vendia a viagem como sendo de baixo custo. Pelo que qualquer valor inferior a este será considerado um verdadeiro LOW cost, apesar da saída ser em portos diferentes mas as distâncias já pouco consideráveis no valor final.

Ideias fantásticas que fazem-nos recordar os navios de cruzeiros de Rui Alegre e do Montepio Geral, ou a mais recente ideia de transformar o Funchal em boate flutuante no Mediterrâneo. Ambos estes dois projectos não se realizaram, tendo no entanto o banco Montepio investido uns bons milhões que entretanto se "perderam algures". São muitas vezes projectos que ainda não passam de ideias, mas que são apresentados como realidades. 

Thursday, July 22, 2021

Costa Atlântica

Costa Atlântica

A draga Costa Atlântica da empresa Dravo. Navio que se encontra já há um mês em Lisboa dragando os principais cais comerciais do porto e canais, procedendo ao transporte dos materiais dragados para alto mar, zona em frente a Oeiras. É um navio com 82,88 m de comprimento, 16 m de boca e 5 m de calado. Navega com a bandeira Espanhola e é apoiada por lanchas de levantamentos hidrográficos. Antes de chegar a Lisboa esteve a dragar o porto de Gioia Tauro no Sul de Itália. 
               
Através da identificação automática do navio, conseguimos ver a sua actividade no porto de Lisboa também. (abaixo).

Wednesday, July 21, 2021

Polícia Marítima

Instantâneo de uma lancha da Polícia Marítima em missão no rio Tejo, num momento em que os polícias mostram não ter medo das ondas.
Desconheço o nome desta embarcação, se alguém souber e quiser pronunciar-se agradeço.

Monday, July 19, 2021

St Helena

St Helena, o pequeno navio único que visita Lisboa pela segunda vez na sua vida. Com 31 anos, este navio tornou-se famoso, por ser um navio misto (transporta carga e passageiros) que efectuava a única ligação civilizacional a um dos territórios mais recônditos do planeta, a ilha de Santa Helena (U.K.), no meio do Atlântico aproximadamente no mesmo paralelo do que Angola. Após a abertura de um aeroporto na ilha o transporte marítimo perdeu logo o seu interesse e este navio passou ao estado de "desarme" que é como quem diz, mudou de dono, encontrando-se no estado actual.
O St Helena, carrega a magia dos navios e da ilha de St Helena, pois tudo o que existe na ilha, ou para lá foi transportado, foi em grande parte através deste navio. Desde materiais de construção das habitações, móveis e todo o tipo de bens recentes que os habitantes da ilha possuem, foi transportado por este navio nos últimos anos. Além disso durante estes anos foi a única forma de entrar ou sair da ilha para turistas e locais. Actualmente a ilha já possui ligações aéreas. As ligações marítimas actualmente são efectuadas com navios de maiores dimensões devido à construção de infraestruturas.




O St Helena deixou Lisboa no passado dia 15 com destino ao porto de Nuuk na Gronelândia, para onde se está a dirigir.

Atualmente pertence a uma empresa de origem Espanhola, que se dedica à realização de eventos com viaturas de todo o terreno eléctricas. O navio transporta toda a logística associada a esses mesmos eventos incluindo as viaturas que chegou a desembarcar e embarcar em Lisboa.

Wednesday, July 7, 2021

Espreitando o Hamburg

Um olhar sobre o Hamburg que continua a sua paragem devido à pandemia, no estaleiro da Lisnave, em Setúbal. Contudo já existem planos para que o reinício da sua actividade seja no dia 10 de Agosto com uma viagem a iniciar-se em Lisboa, com destino à Grécia, porto de Piréu.

Maersk Bahamas

O Maersk Bahamas no hidrolift de entrada para a doca nº 32.
Um dos muitos navios que vêem propositadamente à Lisnave para efectuar reparações, sem tocarem em cais de portos nacionais. Neste caso o Maersk Bahamas, um navio da Maersk que está posicionado nas Bahamas e que cruzou o Atlântico, vindo de Cólon no Panama, de onde partiu no passado dia 7 de Junho pelas 10:30h. De Cólon, descarregou em Tanger Med e deste porto saiu já com destino à Lisnave. O Maersk Bahamas é um navio porta contentores, celular. Tem 195 m de comprimento, 32,26 m de boca e um calado de 7.8 m. Navega com a bandeira de Singapura e apresenta necessidade urgente de pintura nova no casco pois este encontra-se mesmo mal tratado.