Tuesday, September 24, 2019

Graneleiro Bright Kowa

Registo do navio graneleiro Bright Kowa a carregar no meio do rio Tejo, operação bastante habitual no que acontece no meio do rio, numa zona denominada Mar da Palha. Aqui as mercadorias chegam de batelão, transportadas por rebocadores, que se colocam ao lado do navio e a partir destes é içada a mercadoria a granel,  com os meios de elevação do próprio navio ou com utilização de gruas flutuantes.
O Bright Kowa fundeado e o batelão Socartagus preso ao navio.
Duas gruas flutuantes efectuam o carregamento do navio, uma em cada bordo do mesmo.
Pela popa do Bright Kowa conseguimos ver o rebocador madeirense Ponta do Pargo e navio cargueiro Açoriano, Ponta da Barca ambos em reparações no estaleiro do Seixal (Navaltagus).
O Bright Kowa é um navio graneleiro que chegou a Lisboa na passada quinta-feira pelas 17 h com origem em Gibraltar. A sua saída está agendada para o final do dia de amanhã, com destino à Guiné Conacri. Tem 183 m de comprimento e 32 m de boca. Navega sob o IMO 9604811 e bandeira das Ilhas Marshall (Porto de Majuro). Foi o casco nº 738 do estaleiro Imabari Shipbuilding Co., Ltd. Teve o assentamento do casco a 28 de Dezembro de 2010, sendo lançado à água a 13 de Janeiro de 2012, cerca de um mês depois, era dada por concluída a sua construção, a 28 de Fevereiro de 2012. Desde então navega as suas 30655 toneladas com um motor de 9480 kW, que gira a 127 rpm. 
O bright Kowa tem um calado de 17,45m. o Seu casco é duplo, reforçado para cargas pesadas. É operado pela Twin Bright Shipping do Japão. 

Monday, September 23, 2019

Maria Francisca

Navio de carga geral multi-deck, Maria Francisca da PSL navegação saindo de Lisboa com destino a São Tomé. Este navio efectua ligações entre a Europa e África. Na Europa efectua escalas em Roterdão, Leixões e Lisboa. Em África opera em São Tomé e Príncipe e Angola. O Maria Francisca é um navio de 2004 com 192 m de comprimento, 28 m de boca e 9 m de calado. Tem 23 132 toneladas e anteriormente navegou com o nomes Cape Delfaro, San Pablo e Baltic Mercur II. Encontra-se afretado à PSL, nesta operação Africana. O Maria Francisca quando se chamou Cape Delfaro operou pela Austral Asia Line, com essa mesma inscrição no casco. Também teve a inscrição Project Asia Service, desde a sua construção e esta ainda é visível no seu casco apesar de se encontrar pintada à mesma cor do casco actualmente. Já operou um pouco por todo o Mundo, desde o Canadá à Austrália, passado pelas Antilhas Holandesas.

A bonita ponte de comando do Maria Francisca
A identificação do actual operador e o primeiro ainda bem visível.

Ventura

A passagem pela ponte 25 de Abril, debaixo de chuva intensa.
Registo de mais uma escala do navio Ventura em Lisboa, um sábado chuvoso. Chegou pelas 07 h de Santa Cruz de Tenerife e partiu pelas 18 h com destino a Southampton, em mais um cruzeiro circular pela Madeira e Canárias com saída de Southampton. Ficam as fotos da sua saída debaixo de chuva, com destaque para o desembarque do piloto, feito ainda de forma muito tradicional e um pouco insegura. O Ventura regressa a Lisboa já no próximo dia 28, numa viagem ao Mediterrâneo.

O desembarque do piloto, para a lancha Barra Norte.



A viragem para Sul, na saída pela barra sul do porto de Lisboa.

Friday, September 20, 2019

Nieuw Statendam estreia-se em Lisboa

Registo da primeira escala do Nieuw Statendam em Lisboa, num dia em que estiveram em porto também os navios Ocean Majesty, AIDAstella e Mein Schiff 4. O Nieuw Statendam após uma temporada inaugural nas Caraíbas, esteve a operar no Norte da Europa, de onde acaba de sair agora para rumar ao Mediterrâneo até final de Outubro, altura em que regressa novamente ao continente Americano. Este navio começou a navegar a 5 de Dezembro último, sendo assim o mais recente navio da Holland America Line. 
O Ocean Majesty, passando pelos residentes no Tejo, veleiro Leão Holandês e cacilheiro Dafundo.
Já o Ocean Majesty está também a sair do Norte da Europa onde esteve a operar nos últimos meses, com destino ao Mediterrâneo. Na presente viagem iniciada a 14 de Setembro em Bremerhaven, o Ocean Majesty tem como destino final o porto de Génova onde deverá chegar no próximo dia 25. Ppor agora segue apenas para Cádiz, onde os passageiros poderão ter a oportunidade de fazer excursões até Sevilha.

O Nieuw Statendam seguindo o Ocean Majesty até Cádiz.
Símbolos de Lisboa os quais os passageiros do Ocean Majesty tiveram a oportunidade de conhecer ao longo das suas 12 horas de escala
A chamiiné do Ocean Majesty(ex- Juan March) com o logótipo do seu dono, a Majestic International Cruises e operador Hansa Touristik. 


Chaminé do Nieuw Statendam e foto onde se podem observar alguns detalhes da classe Pinnacle da Holland America Line.

Tuesday, September 17, 2019

Visita do Zenith

Visita do navio Zenith a Lisboa, no passado Domingo dia 15 de Setembro. O navio da Pullmantur chegou pelas 9h de Vigo e saiu pelas 21 h para Tânger Med. O Zenith é já um veterano, pois é um navio de 1992, construído para a Celebrity Cruises pelo estaleiro Meyer Werf de Papemburgo. Navega com o IMO 8918136 e bandeira de Malta. Tem 47413 toneladas, 202 m de cmprimento, 30 m de boca e 7,7 m de calado. Considerado à época um navio médio, atualmente podemos considerá-lo um navio pequeno pois os seus 9 decks a albergarem 1774 passageiros e 620 tripulantes fazem dele um navio pequeno face aos gigantes com cerca de 6 mil pessoas a bordo.
A passagem nocturna pelo Cristo Rei, na descida do rio Tejo.
O design de proa, partilhado apenas com o irmão Horizon. No mastro podemos ainda observar um traço pertencente à Celebrity Cruises

O Zenith saiu da Celebrity Cruises decorria o ano de 2007 (há 12 anos portanto), quando foi transferido para Pullmantur Cruises. Ainda teve uma breve passagem pela CDF- Croisieres de France, uma marca pela qual operou entre 2014 e 2017 altura em que regressou à Pullmantur e por lá se tem mantido com o atual layout. Em julho deste ano foi anunciada a sua saída da Pullmantur para a Peace Boat em inícios do próximo ano. Provavelmente essa transferência significará o início do fim para este navio de 1992.
Os barcos salva-vidas que denunciam a idade do navio.
Na chaminé o X da Celebrity Cruises ainda lá está, encoberto.
O relógio marcava a hora do registo das fotografias.
A descida nocturna do rio Tejo

Monday, September 16, 2019

Elite

O navio porta contentores Elite entrando no cais de Santa Apolónia no passado dia 11 de Setembro proveniente de Leixões. Voltou a sair deste porto com destino a Setúbal no dia seguinte pelas 22 h. O Elite é um navio de julho de 2005, com 11662 toneladas e 149 m de comprimento por 23 m de boca. Navega com a bandeira Holandesa, com porto de registo em Harlingen. Navega os seus 720 TEUS de carga máxima com o IMO 9315018 sob os 8,71 m de calado a uma velocidade média de 18 nós. É propriedade da JR ship Management, e operado pela WEC lines, assíduo cliente dos portos nacionais.


As pontes modernas, mais ligeiras, onde o espaço para tripulação parece que falta ou ficou esquecido

Wind Surf


Registo da saída do navio Wind Surf do porto de Lisboa, na passada quarta feira, dia 11 de Setembro. O navio havia chegado de Cádiz e partiu de Lisboa com o mesmo destino pelas 20h. Ao descer o Tejo abriu as velas e saiu ao sabor do vento. Ficam algumas imagens da sua saída.





Em rotação para Estibordo
Os passageiros, alguns em Adeus definitivo a Lisboa, muito provavelmente.


O momento mais esperado da largada destes navios, a abertura de forma automática das velas.