Tuesday, September 17, 2019

Visita do Zenith

Visita do navio Zenith a Lisboa, no passado Domingo dia 15 de Setembro. O navio da Pullmantur chegou pelas 9h de Vigo e saiu pelas 21 h para Tânger Med. O Zenith é já um veterano, pois é um navio de 1992, construído para a Celebrity Cruises pelo estaleiro Meyer Werf de Papemburgo. Navega com o IMO 8918136 e bandeira de Malta. Tem 47413 toneladas, 202 m de cmprimento, 30 m de boca e 7,7 m de calado. Considerado à época um navio médio, atualmente podemos considerá-lo um navio pequeno pois os seus 9 decks a albergarem 1774 passageiros e 620 tripulantes fazem dele um navio pequeno face aos gigantes com cerca de 6 mil pessoas a bordo.
A passagem nocturna pelo Cristo Rei, na descida do rio Tejo.
O design de proa, partilhado apenas com o irmão Horizon. No mastro podemos ainda observar um traço pertencente à Celebrity Cruises

O Zenith saiu da Celebrity Cruises decorria o ano de 2007 (há 12 anos portanto), quando foi transferido para Pullmantur Cruises. Ainda teve uma breve passagem pela CDF- Croisieres de France, uma marca pela qual operou entre 2014 e 2017 altura em que regressou à Pullmantur e por lá se tem mantido com o atual layout. Em julho deste ano foi anunciada a sua saída da Pullmantur para a Peace Boat em inícios do próximo ano. Provavelmente essa transferência significará o início do fim para este navio de 1992.
Os barcos salva-vidas que denunciam a idade do navio.
Na chaminé o X da Celebrity Cruises ainda lá está, encoberto.
O relógio marcava a hora do registo das fotografias.
A descida nocturna do rio Tejo

Monday, September 16, 2019

Elite

O navio porta contentores Elite entrando no cais de Santa Apolónia no passado dia 11 de Setembro proveniente de Leixões. Voltou a sair deste porto com destino a Setúbal no dia seguinte pelas 22 h. O Elite é um navio de julho de 2005, com 11662 toneladas e 149 m de comprimento por 23 m de boca. Navega com a bandeira Holandesa, com porto de registo em Harlingen. Navega os seus 720 TEUS de carga máxima com o IMO 9315018 sob os 8,71 m de calado a uma velocidade média de 18 nós. É propriedade da JR ship Management, e operado pela WEC lines, assíduo cliente dos portos nacionais.


As pontes modernas, mais ligeiras, onde o espaço para tripulação parece que falta ou ficou esquecido

Wind Surf


Registo da saída do navio Wind Surf do porto de Lisboa, na passada quarta feira, dia 11 de Setembro. O navio havia chegado de Cádiz e partiu de Lisboa com o mesmo destino pelas 20h. Ao descer o Tejo abriu as velas e saiu ao sabor do vento. Ficam algumas imagens da sua saída.





Em rotação para Estibordo
Os passageiros, alguns em Adeus definitivo a Lisboa, muito provavelmente.


O momento mais esperado da largada destes navios, a abertura de forma automática das velas. 

Sunday, September 15, 2019

Lisnave - Mitrena

Da esquerda  para a direita. Liteyny Prospect, Melodia, Pentathlon, Negra Matea e popa do Parnaso.
O estaleiro da Lisnave na Mitrena é o maior estaleiro de reparação naval em Portugal. Recebe navios de grandes dimensões que vêm a Portugal com o único propósito de ali serem reparados, não chegando sequer a efectuar escalas em cais nacionais, além do estaleiro. 
Fui até lá com o objectivo de fotografar o navio Rio Arauca, mas para minha surpresa e como previsto nem sinais dele. Estavam em estaleiros e fotografei a longa distância, os navios petroleiros; Liteyny Prospect (250 m), Melodia (274,3 m), Pentathlon (274 m),  Negra Matea (183 m) e Parnaso (244 m). 
Como shipspotter atento, a doca em que o Rio Arauca entrou estava cheia e os navios não desaparecem mas mudam frequentemente de nome, então o navio que passou dois anos fundeado no rio Tejo, chama-se agora Melodia e podemos vê-lo juntamente com os restantes nas fotos obtidas do estaleiro naval, a longa distância. O Parnaso e o Negra Matea juntamente com o Rio Arauca, fazem parte do lote de 3 navios arrestados em Portugal, por ordens judiciais que envolvem a petrolífera Venezuelana.
Liteyny Prospect, Melodia (ex-Rio Arauca) e Pentathlon.

Petroleiro Liteyny Prospect e o pórtico da doca da maior doca seca de Portugal
Negra Matea e Parnaso, ambos estacionados em cais e apreendidos.

Saturday, August 17, 2019

Mein Schiff 3

Mais uma escala prolongada do navio Alemão Mein Schiff 3 em Lisboa. O navio chegou de Leixões pelas 7 horas e tem a sua saída para Bilbao prevista pelas 22h do dia de hoje, numa viagem com início e término em Bremerhaven. Enquanto os elementos da tripulação fazem as suas tarefas, os passageiros que optaram por ficar no navio aproveitam para descansar.








Njord R

O estaleiro de obra e a ocupação da praia em plena época balnear.
Trabalhos de recarga de areia das praias da Costa da Caparica, que estão sendo efectuados pela draga Dinamarquesa Njord R. O navio efectua a dragagem na foz do rio Tejo, após o farol do Bugio e efectua a descarga da areia para a praia através de um tubo com água. Nas fotos o navio encontra-se carregado, em manobra de fundeamento para a bóia que o prende ao tubo que efectua a descarga para a praia. Baixo podemos ver um vídeo da Boskalis, explicando alguns métodos de trabalho, entre os quais o que aqui está sendo aplicado na protecção à erosão marítima. A Njord R é operada pela Dinamarquesa Rhode Nielson A/S
Nesta foto podemos ver o tubo de descarga já acoplado à proa da draga, assim como os tubos de sucção nos bordos.




Monday, August 12, 2019

MN Calao

MN Calao chegando a Lisboa, vendo-se ao fundo a Trafaria com o ferry da Transtejo lá atracado.
Navio ro-ro MN Calao, proveniente de La Pallice e com destino a Beirute (Líbano). Veio até Lisboa para efectuar um abastecimento de combustível. Sabe-se que nesta viagem trasporta bens perigosos com risco D. Chegou pelas 16 h do dia 10 e saiu pelas 2 h do dia 11, tendo permanecido assim apenas algumas horas no rio Tejo para efectuar a sua operação. Navio com bandeira Francesa propriedade da Maritime Nantaise MN. Tem 160 m de comprimento e 8,4 m de calado. A rampa de embarque situa-se à popa. 


O MN Calao no momento em que se preparava para ser abastecido pelo Sacor II. 

Carnide

Em dias de boa visibilidade, desde Lisboa, quase conseguimos ver Setúbal, salvo seja se pelo meio não existisse a serra de Palmela com o seu imponente castelo. Na foto vemos o navio ferry Carnide, com destino ao Montijo, passar em frente a Palmela e ao seu castelo, quando navegava próximo da margem Sul do Tejo mais propriamente junto ao Barreiro.

Sunday, August 11, 2019

Crystal Serenity

Vista de proa do navio de cruzeiros Crystal Serenity atracado em Santa Apolónia. O navio chegou pelas 6 h do dia de hoje e deverá partir apenas pelas 14 de terça-feira com destino a Cádiz. Aqui terminou para parte dos seus passageiros uma viagem de 14 noites, numa etapa da sua viagem com a duração total de 25 noites, desde Amesterdão até ao Mónaco. Neste segmento de navios é cada vez mais frequente a divisão das viagens maiores em etapas com durações menores, mas apenas com desembarque.