Monday, June 3, 2019

Vasco da Gama

Estreia "absoluta" em Lisboa do navio Vasco da Gama. Apesar do nome bem Português, o navio não o é, uma vez que ostenta a bandeira das Bahamas e é operado pela Cruise & Maritime Voyages (Reino Unido), cliente habitual dos portos Portugueses. O navio está a realizar a sua "viagem de entrega"; de Singapura para Londres, num cruzeiro de 45 noites, com várias escalas e passagem pelo Canal do Suez. Escolheu Lisboa também para esta viagem antes de chegar a Tilbury o seu homeport e da Cruise & Maritime Voyages. Esteve cá sensivelmente 9h. Partiu pelas 15 h com destino ao últmo porto desta viagem. O Vasco da Gama, é o ex-Statendam, que estava a operar na Australia como Pacific Eden. Anteriormente operou como Statendam pela Holland America Line, companhia para a qual foi construído. 
É sempre estranho quando uma chaminé deixa de ostentar um logótipo com o qual identificamos chaminé e navio e passa a ter outro. Mas com o tempo lá nos habituamos à mudança.
Como Pacific Eden, este navio não chegou a realizar nenhuma escala em Lisboa, uma vez que era uma operação destinada ao mercado Autraliano através da P&O Australia. Esteve lá desde Novembro de 2015, quando deixou a Holland America Line. Parece que foi ontem, mas o tempo voa.

Costa Pacifica

O irmão do Costa Concordia, com o seu "novo livery" que já ostenta desde Dezembro de 2017. O Costa Pacifica que no próximo dia 5 celebra 10 anos desde o dia do seu baptismo em 2009. Custou cerca de 500 milhões de Euros e teve a mão de obra de cerca de 3 mil pessoas.
 Esteve em Lisboa na passada sexta-feira a caminho da sua temporada no Báltico. Cá regressará a 18 de Setembro no regresso ao Mediterrâneo e findo este período de operação no Norte da Europa.

Wednesday, May 29, 2019

Nautica

Escala do navio Nautica, em Lisboa no dia de hoje. O navio encontra-se em trânsito desde o Mediterrâneo para Southampton. Em Lisboa efectua uma escala de dois dias, para desembarcar os passageiros que aqui terminaram o seu cruzeiro de 12 dias desde Barcelona com passagem por Gibraltar e Canárias. Daqui prossegue também viagem com os restantes passageiros da viagem de 22 dias com fim em Southampton. Um tipo de operação um pouco diferente dos tradicionais cruzeiros de massas que carregam num porto e descarregam no mesmo porto ou noutro, todos os passageiros de uma só vez. O inconveniente é para quem faz escala de dois dias no mesmo sítio, mas que por outro lado permite que os passageiros possam ficar a conhecer melhor esse destino, neste caso, Lisboa.
O navio chegou hoje pelas 9:30 h e sairá amanhã pelas 18 h, com destino a Leixões.

Tuesday, May 28, 2019

Explorer of the Seas e Silver Whisper

O Silver Whisper chegando a Lisboa por volta das 8 h da manhã.
Explorer of the Seas e Silver Whisper foram os navios que registaram escala no dia de hoje no porto de Lisboa. O Explorer of the Seas, está a caminho de Southampton desde o Mediterrâneo, devendo voltar a efectuar escalas em Lisboa, ainda mais duas vezes até ao final deste ano. Já o Silver Whisper deverá voltar a Lisboa apenas no próximo ano, ficando até ao dia de amanhã em porto. 
Sairá pelas 13 h com destino a Cádiz no sentido inverso do Explorer of the Seas, visto que se dirige ao Mediterrâneo, onde irá ficar até Setembro, altura em que parte para o outro lado do Atlântico. 
Ambos estes navios são pouco frequentes neste porto uma vez que costumam estar posicionados em outros destinos e operando para outros mercados. Estas escalas prendem-se com o reposicionamento dos navios devido à busca de Verão constante de que ainda vive o mercado dos cruzeiros, mais tradicional. Contudo ambos já cá estiveram noutras vezes.
O Explorer of the Seas, ao lado da nova gare de passageiros do porto de Lisboa.
O petroleiro Rio Arauca que continua a degradar-se no Mar da Palha.
O Explorer of the Seas, é um navio do ano 2000. Foi o segundo da sua classe. Há 19 anos era um navio grande, agora começa a ser um navio médio. Não porque diminuiu de tamanho, mas porque os navios mais recentes são tão grandes que o tornam mais pequeno, apesar dos seus 311 m e 138 mil toneladas. E só de pensar que este já foi o maior navio do Mundo, quando foi lançado à água e até 2002...Entre as particularidades do navio, foi dos primeiros a ter um heliporto, na proa. Também tinha à data uma percentagem muito elevada de camarotes com varanda, sendo os mesmos vendidos a preços mais acessíveis do que até então. É precisamente observando os camarotes exteriores do Explorer of the Seas, que notamos uma das maiores evoluções em comparação com os navios mais recentes, pois verifica-se que a privacidade entre camarotes diminui assim como o espaço também entre camarotes, tudo em prol de se conseguir maior capacidade de passageiros. Uma melhoria foi a visibilidade para o exterior, uma vez que nestes navios existe aço, nos mais novos existe mais vidro nas guardas das varandas, mas o que torna os navios mais recentes, menos parecidos com navios e mais parecidos com edifícios, ao passo que o Explorer of the Seas, ainda tem cunho de navio, mesmo navio.


Heliporto do Explorer of the Seas, sobretudo utilizado para evacuações médicas.

Monday, May 27, 2019

Viagens no Tejo

Registo do ex-cacilheiro Montes Claros, numa das suas viagens pelo Tejo, no pretérito fim de semana. Curiosamente nesta viagem o navio navegava quase vazio, face aos outros navios que operavam no rio à mesma hora. Verdade que o preço de 20€ para uma viagem no Tejo não é nada convidativo face ao tipo de oferta que é, duração da viagem e às condições que as embarcações que operam no Tejo oferecem, mas este velhote do Tejo sempre merecia mais clientela, visto que agora no seu site anunciam uma viagem de 20 € válida para 48h, em sistema Hop On Hop off, ou seja, entra e sai do navio nas paragens que ele realizar, durante esse período de tempo, quantas vezes quiser, sem limites. 
Ressalva apenas para os preços praticados no rio Tejo, nos cruzeiros fluviais que infelizmente e apesar da oferta ter aumentado, e bem, nos últimos anos, ainda continua a ser um dos rios mais caros a nível mundial para viajar, neste tipo de cruzeiros turísticos de pequena duração. Preços que como é normal não acompanham a oferta das embarcações assim como serviços oferecidos e comodidade.

O Seixalense a cruzar-se pela popa do Principe da Beira.
Já o cacilheiro Seixalense é uma outra excelente opção de viagens no Tejo. Agora com os novos passes sociais, por 40€/mês também pode realizar quantos cruzeiros quiser no Rio Tejo, com a vantagem de ter a duração do número de dias do mês e não estar limitado a um navio apenas ou a 48 h. Pode viajar entre a Trafaria e o Montijo por um valor bem mais baixo do que os "cruzeiros no Tejo" e sentir o verdadeiro pulsar do rio com as frenéticas deslocações diárias das gentes vindo e indo nas suas rotinas diárias, sem estar rodeado de turistas de cerveja na mão, só porque sim. Também pode adquirir bilhetes individuais a preços bem mais justos e competitivos do que os "cruzeiros no Tejo" com direito ao mesmo rio e paisagem, com uma duração e rota diferente apenas. Não fique à margem, já dizia o slogan de uma transportadora...faça-se ao rio e desfrute-o gastando pouco ou muito.

Vasos de Guerra

Registo dos "vasos de guerra" de passagem por Lisboa. O USS Roosevelt deixa Lisboa no próximo dia 29 pelas 9 h. Já o Italiano ITS Carlo Bergamini, saiu hoje por volta do meio dia.  Este é um tipo de navio que não gosto embora reconheça que por vezes e em algumas partes do Mundo ainda fazem falta e diferença. Por exemplo deviam ter atacado os malandros dos Portugueses que vivem às custas dos subsídios da União Europeia e ficaram em casa no dia de eleições Europeias...sempre seria uma missão de cariz diplomático!
USS Roosevelt
Carlo Bergamini
Ao fundo vemos os porões inclinados do cargueiro Agat.

Civitavecchia to Southampton

Registo da escala do navio Norwegian Spirit (ex-SuperStar Leo) em Lisboa no dia de ontem. Este navio esteve em Lisboa durante cerca de 12 h, numa escala que teve precedência de Cádiz e destino a Bilbao. A sua viagem irá terminar em Southampton, neste cruzeiro de posicionamento para o Verão Europeu. Volta ao Mediterrâneo em Outubro com passagem sem escala por Portugal (14 de Outubro), nessa altura. 
Norwegian Spirit sendo reabastecido pelo navio tanque Guanarteme no cais de Santa Apolónia.
O Norwegian Spirit é o irmão mais velho do Explorer Dream (ex-SuperStarVirgo), navio que foi construído um ano mais tarde com as mesmas características e design deste. São navios únicos que em 1998 e 1999 foram construídos para o mercado Asiático. O Explorer Dream por lá continua. O Norwegian Spirit, acabou por regressar à Europa, um pouco por um mero acaso, quando existiu a necessidade urgente da Norwegian Cruise Line preencher as reservas de um navio que tinha encomendado, o Pride of America, em 2004, após um incidente na construção deste e atraso na entrega por parte do estaleiro. Rapidamente procuraram um navio que pudesse suprimir essa lacuna e transferiram o SuperStar Leo da Star Cruises para a Norwegian Cruise Line, que em 2004 já pertencia à Star Cruises (adquirida 4 anos antes, pela Star Cruises). Daí até hoje, tem permanecido ao serviço da Norwegian Cruise Line e ao longo destes anos já embateu por pelo menos 4 vezes contra os cais por onde passa, um pouco por todo o Mundo, causando danos menores no navio e nos cais. Não foi o caso nesta escala em Lisboa.

Thursday, May 16, 2019

Invasão Alemã

Ocean Majesty atracado em frente ao novo terminal de Cruzeiros de Lisboa
AIDAstella, ao fundo podemos ver os navios tanque, Rio Arauca que ainda por cá continua e o Guanarteme.
Registo das escalas de hoje no porto de Lisboa dos navios AIDAstella e  Ocean Majesty, ambos vão permanecer em Lisboa até ao dia de amanhã. Sairão pela mesma hora, 16 h. O AIDAstella fará escalas regulares em Lisboa com passagem de uma noite em porto, até Outubro próximo. Tal como na semana passada, sairá amanhã com destino a Cartagena e teve precedência de Cádiz num cruzeiro igual ao da semana passada. Cruzeiros estes vocacionados para o turismo de massas do mercado Alemão. 
Já o Ocean Majesty oferece um ambiente menos hostil para quem odeia o turismo de massas. Está também a realizar cruzeiros para a Alemã Hansa Touristik, em início de temporada. Saiu de Génova a 10 de Maio e segue para uma série de cruzeiros no Norte da Europa na Primavera e Verão Europeu, terminando esta temporada a 15 de Outubro do corrente ano em Veneza. 
A presente viagem do Ocean Majesty leva-o até à Alemanha, com passagem ainda por Leixões tal como imagem da rota abaixo mostra. O Ocean Majesty é um velhinho resistente dos navios que a pouco e pouco estão deixando de operar, com idade semelhante à dele. o Ocean Majesty foi construído em 1966 e tem actualmente registo na ilha da Madeira. Poderá acompanhar a temporada do Ocean Majesty através do seguinte blog, que aconselhamos vivamente a visitar.

Wednesday, May 15, 2019

Bao Ning Ling

Registo do graneleiro Bao Ning Ling, a carregar no Rio Tejo. É uma das operações portuárias que mais gosto de observar a par das chegadas e partidas de navios de cruzeiros. Esta particulamente porque continua a render-se ao básico de uma operação portuária sem precisar de um cais, mas cumprindo na íntegra o trabalho que se pretende realizar, apesar de toda a tecnologia disponível o processo cinge-se à mecânica básica. O Bao Ning Ling é um navio de 2014, com bandeira Chinesa. Tem 189 m de comprimento, 32 m de boca e 6,6 m de calado. Tem 48000 toneladas. Navega com o IMO 414778000 e com a inscrição China Shipping Bulker no casco, além do nome também inscrito em Chinês. Veio de Algeciras e depois de carregar irá para a Guiné - Conakri. 

Monday, May 6, 2019

AIDAstella

O AIDAstella ao início da noite, atracado no cais de Santa Apolónia, onde vai pernoitar. Sai amanhã pelas 16 h com destino a Cartagena (Múrcia, Espanha). Chegou hoje de Cádiz, pelas 11 h. Está a realizar um cuzeiro circular com início a 2 de Maio em Palma de Maiorca e fim no mesmo porto a 12 de Maio. Lisboa, é a única escala fora de Espanha, nesta viagem e o ponto mais distante desde o porto de origem.