Monday, May 27, 2019

Viagens no Tejo

Registo do ex-cacilheiro Montes Claros, numa das suas viagens pelo Tejo, no pretérito fim de semana. Curiosamente nesta viagem o navio navegava quase vazio, face aos outros navios que operavam no rio à mesma hora. Verdade que o preço de 20€ para uma viagem no Tejo não é nada convidativo face ao tipo de oferta que é, duração da viagem e às condições que as embarcações que operam no Tejo oferecem, mas este velhote do Tejo sempre merecia mais clientela, visto que agora no seu site anunciam uma viagem de 20 € válida para 48h, em sistema Hop On Hop off, ou seja, entra e sai do navio nas paragens que ele realizar, durante esse período de tempo, quantas vezes quiser, sem limites. 
Ressalva apenas para os preços praticados no rio Tejo, nos cruzeiros fluviais que infelizmente e apesar da oferta ter aumentado, e bem, nos últimos anos, ainda continua a ser um dos rios mais caros a nível mundial para viajar, neste tipo de cruzeiros turísticos de pequena duração. Preços que como é normal não acompanham a oferta das embarcações assim como serviços oferecidos e comodidade.

O Seixalense a cruzar-se pela popa do Principe da Beira.
Já o cacilheiro Seixalense é uma outra excelente opção de viagens no Tejo. Agora com os novos passes sociais, por 40€/mês também pode realizar quantos cruzeiros quiser no Rio Tejo, com a vantagem de ter a duração do número de dias do mês e não estar limitado a um navio apenas ou a 48 h. Pode viajar entre a Trafaria e o Montijo por um valor bem mais baixo do que os "cruzeiros no Tejo" e sentir o verdadeiro pulsar do rio com as frenéticas deslocações diárias das gentes vindo e indo nas suas rotinas diárias, sem estar rodeado de turistas de cerveja na mão, só porque sim. Também pode adquirir bilhetes individuais a preços bem mais justos e competitivos do que os "cruzeiros no Tejo" com direito ao mesmo rio e paisagem, com uma duração e rota diferente apenas. Não fique à margem, já dizia o slogan de uma transportadora...faça-se ao rio e desfrute-o gastando pouco ou muito.

Vasos de Guerra

Registo dos "vasos de guerra" de passagem por Lisboa. O USS Roosevelt deixa Lisboa no próximo dia 29 pelas 9 h. Já o Italiano ITS Carlo Bergamini, saiu hoje por volta do meio dia.  Este é um tipo de navio que não gosto embora reconheça que por vezes e em algumas partes do Mundo ainda fazem falta e diferença. Por exemplo deviam ter atacado os malandros dos Portugueses que vivem às custas dos subsídios da União Europeia e ficaram em casa no dia de eleições Europeias...sempre seria uma missão de cariz diplomático!
USS Roosevelt
Carlo Bergamini
Ao fundo vemos os porões inclinados do cargueiro Agat.

Civitavecchia to Southampton

Registo da escala do navio Norwegian Spirit (ex-SuperStar Leo) em Lisboa no dia de ontem. Este navio esteve em Lisboa durante cerca de 12 h, numa escala que teve precedência de Cádiz e destino a Bilbao. A sua viagem irá terminar em Southampton, neste cruzeiro de posicionamento para o Verão Europeu. Volta ao Mediterrâneo em Outubro com passagem sem escala por Portugal (14 de Outubro), nessa altura. 
Norwegian Spirit sendo reabastecido pelo navio tanque Guanarteme no cais de Santa Apolónia.
O Norwegian Spirit é o irmão mais velho do Explorer Dream (ex-SuperStarVirgo), navio que foi construído um ano mais tarde com as mesmas características e design deste. São navios únicos que em 1998 e 1999 foram construídos para o mercado Asiático. O Explorer Dream por lá continua. O Norwegian Spirit, acabou por regressar à Europa, um pouco por um mero acaso, quando existiu a necessidade urgente da Norwegian Cruise Line preencher as reservas de um navio que tinha encomendado, o Pride of America, em 2004, após um incidente na construção deste e atraso na entrega por parte do estaleiro. Rapidamente procuraram um navio que pudesse suprimir essa lacuna e transferiram o SuperStar Leo da Star Cruises para a Norwegian Cruise Line, que em 2004 já pertencia à Star Cruises (adquirida 4 anos antes, pela Star Cruises). Daí até hoje, tem permanecido ao serviço da Norwegian Cruise Line e ao longo destes anos já embateu por pelo menos 4 vezes contra os cais por onde passa, um pouco por todo o Mundo, causando danos menores no navio e nos cais. Não foi o caso nesta escala em Lisboa.

Thursday, May 16, 2019

Invasão Alemã

Ocean Majesty atracado em frente ao novo terminal de Cruzeiros de Lisboa
AIDAstella, ao fundo podemos ver os navios tanque, Rio Arauca que ainda por cá continua e o Guanarteme.
Registo das escalas de hoje no porto de Lisboa dos navios AIDAstella e  Ocean Majesty, ambos vão permanecer em Lisboa até ao dia de amanhã. Sairão pela mesma hora, 16 h. O AIDAstella fará escalas regulares em Lisboa com passagem de uma noite em porto, até Outubro próximo. Tal como na semana passada, sairá amanhã com destino a Cartagena e teve precedência de Cádiz num cruzeiro igual ao da semana passada. Cruzeiros estes vocacionados para o turismo de massas do mercado Alemão. 
Já o Ocean Majesty oferece um ambiente menos hostil para quem odeia o turismo de massas. Está também a realizar cruzeiros para a Alemã Hansa Touristik, em início de temporada. Saiu de Génova a 10 de Maio e segue para uma série de cruzeiros no Norte da Europa na Primavera e Verão Europeu, terminando esta temporada a 15 de Outubro do corrente ano em Veneza. 
A presente viagem do Ocean Majesty leva-o até à Alemanha, com passagem ainda por Leixões tal como imagem da rota abaixo mostra. O Ocean Majesty é um velhinho resistente dos navios que a pouco e pouco estão deixando de operar, com idade semelhante à dele. o Ocean Majesty foi construído em 1966 e tem actualmente registo na ilha da Madeira. Poderá acompanhar a temporada do Ocean Majesty através do seguinte blog, que aconselhamos vivamente a visitar.

Wednesday, May 15, 2019

Bao Ning Ling

Registo do graneleiro Bao Ning Ling, a carregar no Rio Tejo. É uma das operações portuárias que mais gosto de observar a par das chegadas e partidas de navios de cruzeiros. Esta particulamente porque continua a render-se ao básico de uma operação portuária sem precisar de um cais, mas cumprindo na íntegra o trabalho que se pretende realizar, apesar de toda a tecnologia disponível o processo cinge-se à mecânica básica. O Bao Ning Ling é um navio de 2014, com bandeira Chinesa. Tem 189 m de comprimento, 32 m de boca e 6,6 m de calado. Tem 48000 toneladas. Navega com o IMO 414778000 e com a inscrição China Shipping Bulker no casco, além do nome também inscrito em Chinês. Veio de Algeciras e depois de carregar irá para a Guiné - Conakri. 

Monday, May 6, 2019

AIDAstella

O AIDAstella ao início da noite, atracado no cais de Santa Apolónia, onde vai pernoitar. Sai amanhã pelas 16 h com destino a Cartagena (Múrcia, Espanha). Chegou hoje de Cádiz, pelas 11 h. Está a realizar um cuzeiro circular com início a 2 de Maio em Palma de Maiorca e fim no mesmo porto a 12 de Maio. Lisboa, é a única escala fora de Espanha, nesta viagem e o ponto mais distante desde o porto de origem.

Thursday, May 2, 2019

Cruzeiros mil, fora de Abril.

O dia 2 de Maio foi um dia em cheio no que concerne ao movimento de navios de cruzeiro em Lisboa, pois num dia só o porto de Lisboa registou 8 escalas de navios de cruzeiro. Estiveram assim em Lisboa neste dia os navios Celebrity Infinity, o Columbus e o Ventura. Estes navios ficaram atracados no cais de Santa Apolónia, onde também esteve o SeaDream II que continuará por Lisboa até ao próximo dia 6 após uma ida ao estaleiro. O AIDAvita atracou no cais da Rocha e o Arcadia ainda fez uma escala surpresa por motivos de assistência médica na sua viagem de Cádiz para Southampton, tendo permanecido em Lisboa cerca de 3h, no cais de Alcântara. A estes navios soma-se ainda a chegada do Azamara Journey desde Ponta Delgada pelas 15h e que irá partir apenas amanhã ao final da tarde, para Portimão. Para o total de 8 escalas contabiliza-se a saída do Marella Dream pelas 3h da madrugada, de Lisboa.
O Ventura a sair, quando o Azamara Journey já se encontrava atracado.
O Celebrity Infinity, um navio pouco habitual por este porto.

Tuesday, April 30, 2019

Mein Schiff 1

O Mein Schiff 1 com os rebocadores Svitzer Leixões, Peneda e Svitzer Viana em primeiro plano.
Registo da passagem do navio Mein Schiff 1, ontem à tarde junto ao cais da Rocha Conde D'Óbidos. O Mein Schiff 1 realizou uma escala em Lisboa, inserida no seu cruzeiro de 10 dias, desde Palma de Maiorca para Hamburgo. Nesta viagem terá 4 dias de navegação, inclusive no dia de hoje, encontrando-se a navegar com destino a Bilbao. Curiosamente o navio completou estes dias o seu primeiro ano de actividade (27 de Abril de 2018, entrou ao serviço). Este navio adoptou o mesmo nome do anterior navio Mein Schiff 1, ex-Century que posteriormente passou a operar como Marella Explorer a subsidiária Britânica da Tui. 

Prinsendam de despedida

Registo da passagem do navio Prinsendam ex-Royal Viking Sun esta tarde, em frente à estátua de Cristo Rei, quando descia o Tejo em direcção a Leixões. O Prinsendam esteve em Lisboa das 7h às 18h. Teve precedência de Gibraltar. Esta foi a sua escala despedida com as cores da Holland America Line em Lisboa. Agora irá realizar uma série de cruzeiros (7) pelo Norte da Europa e a 1 de Julho deixará a Holland America Line e passará ao serviço da Phoenix Reisen que o adquiriu em 2018. O Prinsendam irá chamar-se Amera, e regressará de novo aos mares em Agosto após a habitual paragem para mudança de cores e logótipos. Curiosamente voltará a ter o casco branco tal como antes ao serviço da Seabourn Cruises e Royal Viking Line.
A primeira escala do Amera em Lisboa, está prevista para o dia 8 de Setembro, sendo assim o regresso deste navio a este porto.

Saturday, April 13, 2019

MSC Poesia, L'Austral e Wind Star

De passagem hoje por Lisboa e neste registo, os navios MSC Poesia que vem desde Santos e tem como destino final Warnemunde na Alemanha. Já o L'Austral vem do Funchal e irá parar já em Leixões. O Wind Star que não aparece nestas fotos, vem de Bridgetown, Barbados e vai para Tânger Med. É o início do regresso dos navios que estiveram nas Caraíbas a operar no Inverno Europeu, para a sua tempora
da de Verão na Europa.