Monday, May 27, 2019

Civitavecchia to Southampton

Registo da escala do navio Norwegian Spirit (ex-SuperStar Leo) em Lisboa no dia de ontem. Este navio esteve em Lisboa durante cerca de 12 h, numa escala que teve precedência de Cádiz e destino a Bilbao. A sua viagem irá terminar em Southampton, neste cruzeiro de posicionamento para o Verão Europeu. Volta ao Mediterrâneo em Outubro com passagem sem escala por Portugal (14 de Outubro), nessa altura. 
Norwegian Spirit sendo reabastecido pelo navio tanque Guanarteme no cais de Santa Apolónia.
O Norwegian Spirit é o irmão mais velho do Explorer Dream (ex-SuperStarVirgo), navio que foi construído um ano mais tarde com as mesmas características e design deste. São navios únicos que em 1998 e 1999 foram construídos para o mercado Asiático. O Explorer Dream por lá continua. O Norwegian Spirit, acabou por regressar à Europa, um pouco por um mero acaso, quando existiu a necessidade urgente da Norwegian Cruise Line preencher as reservas de um navio que tinha encomendado, o Pride of America, em 2004, após um incidente na construção deste e atraso na entrega por parte do estaleiro. Rapidamente procuraram um navio que pudesse suprimir essa lacuna e transferiram o SuperStar Leo da Star Cruises para a Norwegian Cruise Line, que em 2004 já pertencia à Star Cruises (adquirida 4 anos antes, pela Star Cruises). Daí até hoje, tem permanecido ao serviço da Norwegian Cruise Line e ao longo destes anos já embateu por pelo menos 4 vezes contra os cais por onde passa, um pouco por todo o Mundo, causando danos menores no navio e nos cais. Não foi o caso nesta escala em Lisboa.

Thursday, May 16, 2019

Invasão Alemã

Ocean Majesty atracado em frente ao novo terminal de Cruzeiros de Lisboa
AIDAstella, ao fundo podemos ver os navios tanque, Rio Arauca que ainda por cá continua e o Guanarteme.
Registo das escalas de hoje no porto de Lisboa dos navios AIDAstella e  Ocean Majesty, ambos vão permanecer em Lisboa até ao dia de amanhã. Sairão pela mesma hora, 16 h. O AIDAstella fará escalas regulares em Lisboa com passagem de uma noite em porto, até Outubro próximo. Tal como na semana passada, sairá amanhã com destino a Cartagena e teve precedência de Cádiz num cruzeiro igual ao da semana passada. Cruzeiros estes vocacionados para o turismo de massas do mercado Alemão. 
Já o Ocean Majesty oferece um ambiente menos hostil para quem odeia o turismo de massas. Está também a realizar cruzeiros para a Alemã Hansa Touristik, em início de temporada. Saiu de Génova a 10 de Maio e segue para uma série de cruzeiros no Norte da Europa na Primavera e Verão Europeu, terminando esta temporada a 15 de Outubro do corrente ano em Veneza. 
A presente viagem do Ocean Majesty leva-o até à Alemanha, com passagem ainda por Leixões tal como imagem da rota abaixo mostra. O Ocean Majesty é um velhinho resistente dos navios que a pouco e pouco estão deixando de operar, com idade semelhante à dele. o Ocean Majesty foi construído em 1966 e tem actualmente registo na ilha da Madeira. Poderá acompanhar a temporada do Ocean Majesty através do seguinte blog, que aconselhamos vivamente a visitar.

Wednesday, May 15, 2019

Bao Ning Ling

Registo do graneleiro Bao Ning Ling, a carregar no Rio Tejo. É uma das operações portuárias que mais gosto de observar a par das chegadas e partidas de navios de cruzeiros. Esta particulamente porque continua a render-se ao básico de uma operação portuária sem precisar de um cais, mas cumprindo na íntegra o trabalho que se pretende realizar, apesar de toda a tecnologia disponível o processo cinge-se à mecânica básica. O Bao Ning Ling é um navio de 2014, com bandeira Chinesa. Tem 189 m de comprimento, 32 m de boca e 6,6 m de calado. Tem 48000 toneladas. Navega com o IMO 414778000 e com a inscrição China Shipping Bulker no casco, além do nome também inscrito em Chinês. Veio de Algeciras e depois de carregar irá para a Guiné - Conakri. 

Monday, May 6, 2019

AIDAstella

O AIDAstella ao início da noite, atracado no cais de Santa Apolónia, onde vai pernoitar. Sai amanhã pelas 16 h com destino a Cartagena (Múrcia, Espanha). Chegou hoje de Cádiz, pelas 11 h. Está a realizar um cuzeiro circular com início a 2 de Maio em Palma de Maiorca e fim no mesmo porto a 12 de Maio. Lisboa, é a única escala fora de Espanha, nesta viagem e o ponto mais distante desde o porto de origem.

Thursday, May 2, 2019

Cruzeiros mil, fora de Abril.

O dia 2 de Maio foi um dia em cheio no que concerne ao movimento de navios de cruzeiro em Lisboa, pois num dia só o porto de Lisboa registou 8 escalas de navios de cruzeiro. Estiveram assim em Lisboa neste dia os navios Celebrity Infinity, o Columbus e o Ventura. Estes navios ficaram atracados no cais de Santa Apolónia, onde também esteve o SeaDream II que continuará por Lisboa até ao próximo dia 6 após uma ida ao estaleiro. O AIDAvita atracou no cais da Rocha e o Arcadia ainda fez uma escala surpresa por motivos de assistência médica na sua viagem de Cádiz para Southampton, tendo permanecido em Lisboa cerca de 3h, no cais de Alcântara. A estes navios soma-se ainda a chegada do Azamara Journey desde Ponta Delgada pelas 15h e que irá partir apenas amanhã ao final da tarde, para Portimão. Para o total de 8 escalas contabiliza-se a saída do Marella Dream pelas 3h da madrugada, de Lisboa.
O Ventura a sair, quando o Azamara Journey já se encontrava atracado.
O Celebrity Infinity, um navio pouco habitual por este porto.

Tuesday, April 30, 2019

Mein Schiff 1

O Mein Schiff 1 com os rebocadores Svitzer Leixões, Peneda e Svitzer Viana em primeiro plano.
Registo da passagem do navio Mein Schiff 1, ontem à tarde junto ao cais da Rocha Conde D'Óbidos. O Mein Schiff 1 realizou uma escala em Lisboa, inserida no seu cruzeiro de 10 dias, desde Palma de Maiorca para Hamburgo. Nesta viagem terá 4 dias de navegação, inclusive no dia de hoje, encontrando-se a navegar com destino a Bilbao. Curiosamente o navio completou estes dias o seu primeiro ano de actividade (27 de Abril de 2018, entrou ao serviço). Este navio adoptou o mesmo nome do anterior navio Mein Schiff 1, ex-Century que posteriormente passou a operar como Marella Explorer a subsidiária Britânica da Tui. 

Prinsendam de despedida

Registo da passagem do navio Prinsendam ex-Royal Viking Sun esta tarde, em frente à estátua de Cristo Rei, quando descia o Tejo em direcção a Leixões. O Prinsendam esteve em Lisboa das 7h às 18h. Teve precedência de Gibraltar. Esta foi a sua escala despedida com as cores da Holland America Line em Lisboa. Agora irá realizar uma série de cruzeiros (7) pelo Norte da Europa e a 1 de Julho deixará a Holland America Line e passará ao serviço da Phoenix Reisen que o adquiriu em 2018. O Prinsendam irá chamar-se Amera, e regressará de novo aos mares em Agosto após a habitual paragem para mudança de cores e logótipos. Curiosamente voltará a ter o casco branco tal como antes ao serviço da Seabourn Cruises e Royal Viking Line.
A primeira escala do Amera em Lisboa, está prevista para o dia 8 de Setembro, sendo assim o regresso deste navio a este porto.

Saturday, April 13, 2019

MSC Poesia, L'Austral e Wind Star

De passagem hoje por Lisboa e neste registo, os navios MSC Poesia que vem desde Santos e tem como destino final Warnemunde na Alemanha. Já o L'Austral vem do Funchal e irá parar já em Leixões. O Wind Star que não aparece nestas fotos, vem de Bridgetown, Barbados e vai para Tânger Med. É o início do regresso dos navios que estiveram nas Caraíbas a operar no Inverno Europeu, para a sua tempora
da de Verão na Europa.

Monday, April 8, 2019

Ventura

O navio Ventura no final de tarde do dia de hoje, no porto de Lisboa. O Ventura encontra-se a efectuar um cruzeiro de 7 noites de Southampton a Southampton, com passagem por Espanha (Vigo), Portugal (Lisboa e Porto) e Guernsey. Em porto este navio teve também a companhia do Seven Seas Explorer que à hora do registo desta foto já havia partido de Lisboa.

Sunday, April 7, 2019

Quebra Gelos

Registo dos navios quebra gelos estatais no porto Finlandês da ilha de Katajanokka. Na foto abaixo podemos ver os navios Urho e Sisu, navios construídos em 1975 e 1976. Ambos pertencem à frota da Arctia, em cuja página podemos ver as características técnicas dos mesmos e os restantes elementos da frota.
Na foto abaixo podemos observar os navios de perfil, com o Kontio pela sua popa. O Kontio tem a particularidade de ser um navio quebra gelos equipado com meios para o combate à poluição, instalado pela EMSA (Agência Europeia de Segurança Marítima, sedeada em Lisboa), para operar na região do Golfo da Finlândia. 
Fica o registo de um tipo de navios diferente e que não é habitual em Lisboa, embora por cá passem navios com cujos cascos permitem a navegação em águas geladas, em especial navios cargueiros, que tenham origem ou destino no Norte da Europa.