Saturday, August 26, 2017

Star Legend

O Star Legend saindo de Lisboa cruzando-se com o navio tanque Sacor II. Ao fundo o graneleiro Olympic Pride e em primeiro plano o edifício da nova gare de passageiros do porto de Lisboa.
Com início em Dublin e término da viagem em Lisboa, esteve hoje no cais de Santa Apolónia o navio Star Legend. O pequeno iate agora operado pela WindStar Cruises, partiu de Lisboa pelas 18 h iniciando assim mais um cruzeiro com destino a Portimão, numa viagem que o levará até Barcelona, com escalas em Sevilha, Gibraltar, Málaga, Alméria e Palma de Maiorca.
Construído na Alemanha em 1992, o Star Legend tem apenas 135 m de comprimento e 19 m de boca, o que fazem dele um navio pequeno, ou tendo em conta que foi construído destinado a um mercado de luxo, chamam-lhe um grande iate. Tem os irmãos mais velhos Star Pride e Star Breeze todos navios que transitaram da Seabourn para a WindStar Cruises.
Novo cruzamento com o navio tanque Rio Arauca

Thursday, August 24, 2017

Tui Discovery 2


Efectuou mais uma escala em Lisboa, no dia de hoje o navio Tui Discovery 2, ex- Legend of the Seas. O navio teve precedência do porto de Leixões e pelas 17 h rumou a Cádiz onde vai estar no dia de amanhã. Saiu a barra do rio Tejo, local onde foi obtido o registo da sua saída de Lisboa, pelas 18 h. O Ex-Legend of the Seas, é um navio de 1995, com 264,26 m de comprimento e 37 m de boca. Navega com a bandeira das Bahamas e o IMO 9070620. Quando operava pela Royal Caribbean não era habitual a sua passagem por Lisboa, agora ao serviço da Thomson tem sido habitual a sua presença em Lisboa, juntamente com o seu irmão Tui Discovery ex-Splendour of the Seas.

Tuesday, August 22, 2017

Columbus

Efectuou hoje escala em Lisboa o navio Columbus. Esta foi a primeira vez que este navio visitou Lisboa, ao serviço da actual companhia Britânica, a Cruise & Maritime Voyages.
Contudo não foi a primeira vez que o mesmo esteve em portos Portugueses. Uma vez que nas suas outras encarnações, ou seja, anteriormente, ao serviço de outros operadores já efectuou visitas a Portugal, nomeadamente como Arcadia ao serviço da P&O Cruises.
Construído em 1989 (28 anos), o Columbus era destinado à Sitmar Cruises. Contudo perto do término da sua construção, o dono da Sitmar Cruises faleceu e o herdeiro seu sucessor, acabou por vender a companhia. Esta foi adquirida pela P&O e o navio ainda em fase de conclusão ficou com o nome Star Princess e entrou ao serviço da Princess Cruises, companhia pela qual navegou até 1997, quando passou a chamar-se Arcadia, sendo então o terceiro navio nessa companhia a receber este nome. Actualmente a P&O Cruises possui um navio chamado Arcadia, que entrou ao serviço em 2005. Como Arcadia o Columbus visitou os portos Portugueses, nomeadamente a Madeira, em cruzeiros destinados ao mercado Britânico. Em 2003 com a entrada de novos navios ao serviço da P&O Cruises, o Arcadia e passou a chamar-se Ocean Village, num projecto que pretendia competir com a Alemã Aida Cruises, mas destinado ao mercado Britânico. Novamente nessa fase frequentou os portos Portugueses. 
Em 2010 com o fim da marca Ocean Village, o navio foi transferido para a P&O Austrália onde esteve nos últimos anos e onde efectuou 294 cruzeiros como Pacific Pearl. Em Abril deste ano deixou a Austrália e regressou à Europa, de novo ao mercado Britânico e neste momento é o navio almirante da frota da Cruise & Maritime Voyages. Já tínhamos algumas saudades de o ver pela Europa, depois de praticamente 7 anos de ausência do velho Continente.
Como curiosidades deste navio podemos dizer que a sua primeira madrinha foi a premiada actriz Britânica Audrey Hepburn (1929-1993) que o baptizou em Port Everglades a 23 de Março de 1989. Também não teve um início de carreira muito positivo, além de ter começado a operar numa companhia para a qual não estava destinado, encalhou durante 12 horas ainda na sua saída do estaleiro, em Saint Nazaire, França de onde saiu a 3 de Março de 1989 ostentando a bandeira Liberiana. Actualmente navega com a bandeira das Bahamas com porto de registo Nassau e tem o IMO 8611398. É um navio que atendendo às especificidades do mercado de cruzeiros actual ainda pode ser considerado de médio porte, atendendo à sua capacidade de transporte de 1660 passageiros e 514 tripulantes. Tem 245,6 m de comprimento, 32,23 m de boca e 63786 toneladas.
O Columbus saiu de Lisboa com cerca de 1:30 h de atraso em relação às 14 h inicialmente previstas para a partida com destino a Tilbury.

Sunday, August 13, 2017

Mein Schiff 4

De passagem por Lisboa esteve hoje o Mein Schiff 4, que entrou em Lisboa pelas 7:30 h do dia de hoje. Nesta viagem com saída e chegada a Bremehaven, Lisboa foi o porto mais a Sul que este navio visitou. Anteriormente havia feito escala no porto de Leixões, Portland e Southampton. Daqui saiu pelas 0 h do dia 14 de Agosto com destino ao porto da Corunha.

Saturday, August 12, 2017

Sirena

Encontra-se a pernoitar em Lisboa o navio Sirena, ex-Ocean Princess nome com o qual efectuou várias escalas neste porto ao serviço da Princess Cruises. Também chegou a visitar Lisboa, numa viagem posicional com o nome Tahitian Princess. O navio tem a sua partida prevista para o dia de amanhã pelas 23 h. Irá rumar a Gibraltar, depois Alicante, Ibiza e Maiorca. 
Este navio encontra-se a efectuar um cruzeiro pela Península Ibérica com início em Bilbao (dia 8) e termino em Barcelona (dia 18). Antes de Lisboa esteve em Vigo e em Gijón. 

Wednesday, June 14, 2017

Hoje em Lisboa

Depois do dia de Santo António, Alfama acordou com um navio em porto, o Azamara Journey e dois que chegaram por volta das 10 horas do dia de hoje. O Independence of the Seas e o AIDAbella. Além destes 3 navios encontra-se ainda em Lisboa o Silver Spirit no cais da Rocha que tem partida prevista para as 18h do dia de hoje.

Friday, June 9, 2017

MSC Meraviglia, interiores

O tecto de LED do MSC Meraviglia, apresenta reproduções variáveis dos tectos de alguns dos mais famosos monumentos religiosos.
Alguns aspectos interiores do mais recente navio da MSC Cruises, o quarto maior navio do Mundo, apenas ultrapassado pelos navios da Royal Caribbean que são maiores em comprimento, tonelagem e capacidade de passageiros, a classe Oasis. O MSC Meraviglia é o maior navio construído para um armador Europeu. É também o navio de maior capacidade de passageiros que até hoje escalou o porto de Lisboa, num total de sensivelmente 5714 passageiros em ocupação máxima. A que se adicionam cerca de 1536 tripulantes. 




Sapatos e navios que se comem...chocolate.

A reprodução de um típico Pub Irlandês, a bordo.





As baleeiras são autênticos navios dentro de um navio.

Lisboa proporcionando um dia fantástico e excelentes vistas aos passageiros do MSC Meraviglia.

As áreas dedicadas aos mais novos encontram-se divididas por idades, com diferentes actividades adequadas à idade.





MSC Meraviglia

A estreia do MSC Meraviglia em Lisboa. Abaixo a transcrição integral da press release da companhia.

Lisboa, 7 de Junho de 2017 – Lisboa recebeu hoje a mais recente maravilha da frota MSC Cruzeiros, o MSC Meraviglia,após o seu baptismo no passado sábado em Le Havre, onde foi inaugurado pela lendária e madrinha de todos os navios da MSC Cruzeiros, Sophia Loren. O 13º navio da frota tem 171,598 toneladas de arqueação bruta e capacidade para 5,714 passageiros, e é o maior navio a ser construído por uma companhia de cruzeiros Europeia e também o maior navio a ser entregue em 2017.
Para celebrar a escala inaugural do MSC Meraviglia, estiveram presentes na cerimónia a bordo cerca de 170 pessoas, entre autoridades, imprensa, parceiros e convidados, que assistiram à habitual troca de placas com o Comandante do navio, Comandante Pontecorvo e as autoridades portuárias de Lisboa. O evento contou também com a presença dos Embaixadores de Itália, Sr. Giuseppe e Sra. Sheba Morabitto.
Eduardo Cabrita, Director Geral da MSC Cruzeiros Portugal afirmou que: “A MSC Cruzeiros é a companhia de cruzeiros número um na Europa e líder de mercado em Portugal pelo quarto ano consecutivo, e é com grande orgulho e satisfação que recebemos em Lisboa o 13º navio da nossa frota, na sua viagem inaugural. O MSC Meraviglia é o primeiro navio de próxima geração e marca o começo da segunda fase de crescimento da MSC Cruzeiros com um investimento de mais de €9 mil milhões até 2026. Acredito que os próximos 10 navios que se seguem – e este é o primeiro dos 11 novos navios de três novos protótipos diferentes – vão ajudar, com certeza, os portugueses a optar cada vez cada vez mais pelas férias a bordo de um cruzeiro MSC.”
O MSC Meraviglia terá a possibilidade de fazer escala na maioria dos portos de cruzeiro internacionais e está previsto tornar-se um dos destinos mais procurados no mar. Algumas das características que diferenciam o MSC Meraviglia são:
Entretenimento de nível Mundial do Cirque du Soleil, com dois espectáculos exclusivos Cirque du Soleil at Sea, criados apenas para o MSC Meraviglia que consistirá em duas performances durante seis noites da semana, onde os passageiros poderão desfrutar de uma experiência única de show & dinner ou show & cocktail.
Uma maior variedade de opções gastronómicas e bares do que em qualquer navio MSC até à data, com 12 locais diferentes para jantar e 20 bares.
- Sendo uma companhia familiar, as actividades e serviços para crianças e jovens estão no centro do que a MSC oferece aos viajantes e a family deck area dedicada inclui uma novíssima oferta de entretenimento e instalações de última geração para toda a família.
MSC for Me, a nova experiência digital, criada para que os viajantes possam aproveitar ao máximo as suas férias, conectando-os às experiências mais desejadas por si.
- O MSC Yacht Club com novas características e acomodação luxuosa cobrindo três decks, instalações privadas e serviço de mordomo 24 horas.

- O mais longo ecrã LED Sky em mar, com 80 metros de comprimento, acompanhando uma fantástica Promenade ao estilo Mediterrânico, com 96 metros de comprimento, criada para se tornar o centro social do navio.
Acomodações confortáveis e inovadoras para ir ao encontro de todas as necessidades, o que demonstra a forma como a MSC Cruzeiros privilegia o viajante ao projectar o navio, com 10 diferentes tipos de camarotes para escolher, existe, de facto, algo para todos.
A viagem inaugural do MSC Meraviglia teve início no dia 4 de Junho a partir de Le Havre, realizando escalas em Vigo e Lisboa, de onde seguirá para Barcelona, Marselha e Génova, onde começará os seus itinerários a partir do dia 11 de Junho. O MSC Meraviglia vai oferecer seis portos de embarque no Mediterrâneo Ocidental incluindo os populares portos de Génova, Marselha e Barcelona, bem como magníficos destinos do Mediterrâneo incluindo Nápoles, Messina, na Sicília e Valetta, em Malta.