Thursday, January 14, 2021

O dia da morte do Marco Polo



Este dia marcou o fim de mais dois navios de cruzeiros, na sucata de Alang, Índia. O Marco Polo (56 anos) e o Grand Celebration (34 anos), não conseguiram sucumbir à pandemia que se vive a nível mundial e acabaram assim numa das piores sucatas do Mundo, para desmantelamento. O seu aço será reciclado, numa altura em que o preço do aço subiu 32%, mesmo perante a pandemia que se atravessa. O Marco Polo para mim tem um significado especial, pois foi o primeiro navio de cruzeiros que visitei, já lá vão mais de 15 anos, no porto do Funchal, numa das centenas de escalas que o navio ali efectuou ao longo dos seus 56 anos de vida. Esta pandemia tem sido terrível em todos os campos, e um deles é o dos navios de cruzeiros que estão a desaparecer a um ritmo bastante elevado, principalmente os mais velhos. 

Já o Grand Celebration, é um ex-Carnival, de primeira geração. Ou seja, um dos primeiros navios construídos de raíz para a companhia Carnival, o líder mundial dos cruzeiros.

Monday, January 11, 2021

O Andros

Registo dos navios graneleiros, Andros e Rainbow a operarem no terminal de águas profundas da Trafaria no passado dia 9 de Janeiro. O Andros é um navio com 10 anos, construído em 2010. Tem 228,99 m de comprimento e 32,26 m de comprimento. O Rainbow apesar de estar escondido, é também um navio de dimensões consideráveis. Tem 189,96 m de comprimento e 32,2 m de largura. Na linha de água do Andros, vemos várias embarcações de pesca, numa área de pesca proibida, com desfocagem devido à distância e ondas de frio que se faziam notar ao momento da foto.

O Funchal, uma vez mais



Registo do paquete Funchal numa manhã gelada de um Inverno frio e pandémico...O paquete Funchal aguarda a sua sorte na venda que se irá realizar dentro de dias em Londres, onde o valor base da sua venda é um valor inferior ao de um apartamento de luxo, em Lisboa. Enquanto isso pelas redes sociais já circulam planos de abate para os sucateiros. O Funchal tem sido um dos navios que tem passado ao lado da crise que afecta os navios de cruzeiros e que tem levado ao desaparecimento de muitos navios de cruzeiros mais recentes, contudo com o agravamento da situação económica de muitas companhias de navegação e empresas, o Funchal poderá mesmo estar a dias do final...infelizmente. Se assim acontecer perder-se-á o mais bonito navio Português de sempre.
O Funchal no seu estado actual, no Cais da Matinha, Lisboa.
A bandeira Portuguesa...

Sunday, January 10, 2021

Sea Horizon

Registo de mais um navio tanque petroleiro que escolheu Lisboa para efectuar abastecimento de combustível. Cada vez mais Lisboa posiciona-se no mercado de venda de combustíveis a navios, escalas que acontecem no Tejo apenas e só com este propósito. O navio veio do Gana e tem como destino o porto de Aveiro. É um navio com 182,5 m de comprimento, 32 m de boca e que navega com a bandeira de Malta. Possui o IMO 9258026. 

Insular na doca seca

O Insular na doca seca e em primeiro plano o rebocador Cachofarra

O Roaz Corvineiro retocando a sua maquilhagem

O navio da GS Lines, Insular, encontra-se em docagem no estaleiro NavalRocha, juntamente com o pequeno ferry de tráfego local Roaz Corvineiro, de Setúbal. Estes navios efectuam as ligações entre Portugal Continental e Insular e entre Setúbal e a Península de Tróia respectivamente.


Saturday, January 9, 2021

SFL Dee

O navio SFL Dee de quem já havíamos falado a 27 de Dezembro, ainda se encontra em Lisboa, a descarregar cereais no terminal do Cais do Beato. O navio chegou a Lisboa no passado dia 21 de Dezembro. Inicialmente esteve no cais avançado de Alcântara, depois esteve fundeado alguns dias no Mar da Palha e agora atracou no terminal do Cais do Poço do Bispo onde está a descarregar cereais. Após a descarga continua com porto incerto, muito provavelmente aguardando o próximo frete.

O Lagoa

Chegada a Lisboa do navio porta contentores Cabo Verdiano, Lagoa. O ex-Açor B, chegou de Mindelo, de onde havia saído no passado dia 3 de Janeiro e vai Descarregar e carregar em Lisboa, para depois prosseguir a sua viagem para o porto de Leixões, antes de retornar a Cabo Verde. O Lagoa, ostenta a bandeira de Cabo Verde e o registo na ilha de São Vicente. O Lagoa é um navio de 1997 (24 anos), com 100 m de comprimento e 16,5 m de largura. O Lagoa deve deixar o Cais do Poço do Bispo, apenas finda a sua operação que deverá acontecer por volta de amanhã à noite, ou segunda-feira. 




O Lagoa a atracar pela proa do graneleiro SFL Dee

Ao fundo o paquete Funchal

Saturday, January 2, 2021

O STH Chiba


O STH Chiba foi o primeiro navio que fotografei neste ano de 2021. Um graneleiro proveniente da Ucrânia (com paragem em Ceuta) e que está a descarregar no terminal da Tagol, na margem Sul do rio Tejo. Navio de 2017, com 199,99 m de comprimento e 32,25 m de largura, com 12 m de calado. Estas dimensões quase dimensões padrão e comuns a muitos navios graneleiros de de grande porte são as dimensões que limitam a passagem ou não, destes navios pelo Canal do Suez e Canal do Panamá, rotas de navegação de extrema importância mundial. Neste caso e com estas dimensões, este navio consegue navegar em ambos os canais. Pertence à Sea Trade Holdings (STH) e navega com registo no porto de Majuro, ilhas Marshall. Pode ver mais detalhes sobre o STH Chiba neste link, assim como ver algumas fotografias em slideshare sobre a sua construção. Como mero apontamento, Chiba é a capital da província de Chiba no Japão, e o STH Chiba é um navio que já se encontra dentro de elevados padrões ecológicos e cujo proprietário mostra na informação abaixo. 


O registo de popa, das ilhas Marshall, Majuro.

Thursday, December 31, 2020

Passagem de ano na Madeira

Se existe passagem de ano em Portugal, digna de festejar, essa é a passagem de ano Madeirense. Embora este ano condenemos os festejos que ali se vão realizar dentro de algumas horas. Este dia, está às décadas associado a uma parada de navios de passageiros, no porto do Funchal, que ao longo dos anos, tem vindo a ganhar reputação por entre os entusiastas de navios a nível mundial. Este ano, atípico em tudo, essa bonita tradição, quebrou-se.

Apesar de tudo, dois navios de cruzeiros, o Mein Schiff 1 e o Mein Schiff 3, irão marcar presença nas águas Madeirenses, sem efectuarem qualquer desembarque. Ficarão fundeados a cerca de 3 milhas do porto do Funchal (esta distância corresponde ao limite de jurisdição da autoridade portuária).  O Mein Schiff 1 o único navio com passageiros a bordo, cerca de 1083 passageiros e 790 tripulantes, chegará próximo da meia noite e depois de assistir ao espectáculo pirotécnico de recepção ao novo ano, deverá regressar novamente às ilhas Canárias onde tem estado a operar para o mercado Alemão, país da sua operadora, Tui Cruises. Já o Mein Schiff 3 que chegou à Madeira no passado dia 27 de Dezembro, tendo permanecido ao largo, na zona da Ponta do Sol e Madalena do Mar, deverá também aproximar-se do Funchal para ver os fogos, devendo permanecer na ilha mais alguns dias. No porto do Funchal encontram-se apenas o ferry Lobo Marinho, e no exterior do molhe do porto as dragas Baixio, Porto Novo e Anjos. de onde serão lançados os fogos de artifício contratados em Julho quando já eram conhecidos os efeitos da pandemia e previsível a sua duração.

Desejo um óptimo ano de 2021 a todos os leitores deste blogue e que em 2021, tenham sobretudo Saúde, o resto tudo se alcança com mais ou menos dificuldades. Bom Ano.

Monday, December 28, 2020

Vasco da Gama saiu com destino a Setúbal

O navio Vasco da Gama, deixou Lisboa, hoje pelas 7 h com destino ao estaleiro de Setúbal, o único estaleiro com capacidade para docar este navio, em Portugal. Entrou no estaleiro por volta das 13 h e desconhece-se quando dali sairá. Deixou no cais os seus dois irmãos mais novos, o World Explorer e o World Voyager.