Tuesday, September 23, 2025

Promise e Wec Boumeester na Figueira da Foz

Os navios de carga geral e porta contentores, Promise e Wec Boumeester atracados no porto da Figueira da Foz. Ao fundo vemos a ponte Edgar Cardoso inaugurada em 1982, a primeira ponte atirantada construída em Portugal.




Island Sky na Figueira da Foz

O navio Island Sky efectuou uma escala no dia 21 de Setembro no porto da Figueira da Foz. Apesar de não ser a primeira vez que lá esteve, este navio, a passagem de navios de cruzeiros por este porto é rara. O porto da Figueira da Foz, está limitado em termos de operacionalidade à recepção de navios de cruzeiros pequenos. Uma das limitações deste porto é a recepção de navios com calado máximo de 5,5m. Situado na foz do rio Mondego, o porto utiliza as suas margens como cais acostáveis e não tem fundeadouros internos. Opera sobretudo com navios de carga geral de pequeno e médio porte e não possui terminais para operar com passageiros.

O Island Sky com as torres sineiras da Igreja Matriz de São Julião, em fundo


O Island Sky e o Carlos Simão, o ferry eléctrico que une as duas margens do rio Mondego por apenas 1,5 € ida e volta.


A ponte Edgar Cardoso, a outra alternativa para atravessar os 200m de largura do rio Mondego nesta zona.

Edifício da administração do Porto da Figueira da Foz

As praias que levam milhares de pessoas até à Figueira da Foz.

O património edificado onde o antigo se mistura com o mais recente, na paisagem urbana da cidade.

O Forte de Santa Catarina

O island Sky teve a companhia dos navios Promise e Wec Bourmeester
O momento em que o piloto deixava o navio a apenas alguns metros do cais.

O momento em que o Island Sky deixa as águas do Mondego e navega no estreito de 320 m que separam o molhe Norte do molhe Sul da entrada da barra deste porto.

O porto situa-se muito próximo do centro da cidade da Figueira da Foz, sendo acessível a pé. Auto intitula-se como o porto do centro de Portugal. 

O Island Sky está a realizar uma viagem intitulada Great British Military Heroes, que  percorre a costa Portuguesa levando os passageiros a locais icónicos de batalhas onde os Ingleses apoiaram as tropas Lusas. No caso da Figueira da Foz, os passageiros foram até ao Bussaco recordar a Batalha do Bussaco. Em alternativa os passageiros puderam conhecer a cidade de Coimbra, incluindo a visita à universidade e mosteiro de Santa Cruz.

O Island Sky saiu da Figueira pelas 17 h com destino a Lisboa, onde os passageiros foram visitar as linhas defensivas de Wellington, nas Linhas de Torres, incluindo o Forte de São Vicente em Pero Negro e Casal Cochim. Em alternativa puderam conhecer os monumentos de Belém e o Palácio Nacional da Ajuda, incluindo ainda uma visita ao Museu da Marinha.


O Island Sky atracado no porto da Figueira da Foz, nas margens do rio Mondego 

Monday, September 15, 2025

Atlantis Almeria

 

O pequeno navio Tanque Atlantis Almeria, chegando a Lisboa e dirigindo-se para o cais do terminal de granéis líquidos do Porto dos Buchos, num momento em que iniciava as manobras de passagem de cabos para os rebocadores que o iam acompanhar até ao cais. Curiosidade deste registo é a boa visibilidade que se registava, podendo ver-se ao fundo o farol e o Cabo Espichel, que estava a cerca de 32 kms de distância do ponto de obtenção da foto.

Navio de Investigação e apoio logístico


O navio de investigação N Sea Geosea dos Países Baixos e um raro navio americano de abastecimento o Gary Chouest, que andam ao largo de Sesimbra em trabalhos que se desconhece a natureza dos mesmos. Atrás do navio Americano vemos o navio de investigação do IPMA, Mário Ruivo, ex-Mar Portugal e ex- Kommandor Calum da Hays Ships,que está em Portugal desde 21 de Outubro de 2015.

Sunday, September 14, 2025

Hebridean Sky e Ilma

O Hebridean Sky, que antes de estar em Lisboa, esteve no porto da Figueira da Foz, um porto que começa a ganhar algumas escalas de navios de cruzeiros. Navios de menor dimensão que tentam fugir aos destinos de turismo de massas. Note-se que o Porto da Figueira da Foz, tem como principal oferta a visita à cidade de Coimbra. O navio esteve na Figueira da Foz, depois da escala em Leixões, trazendo a bordo apenas 98 passageiros e 73 tripulantes.
A passagem pelo terminal de passageiros da Trafaria, em fundo, quase a abraçar o Oceano aberto.
O Ilma a passar pela praia da Cova do Vapor, vendo-se ao fundo o Cabo Espichel e o farol do Cabo Espichel.

Registo das descidas do Tejo, dos navios Ilma e Hebridean Sky, ontem ao final do dia, por volta das 18-19h altura em que abandonaram o cais de Santa Apolónia e rumaram a Cádiz e a Sevilha respectivamente. Antes destes dois navios desceu o tejo o Independence of the Seas, o navio da Royal Caribbean que foi para Cádiz também.

O Independence of the Seas, indo embora como um caracol, com o parque de diversões às costas...

Monday, September 8, 2025

Cale de Aveiro, o final

Chegou hoje a Lisboa, o navio ferry Cale de Aveiro, para entrar na doca seca pela última vez. O navio do grupo ETE foi rebocado desde São Jacinto pelo rebocador Baía do Seixal, que o deixou na entrada do estaleiro da NavalRocha, para aqui ser desmantelado.


Com a entrada ao serviço do navio ferry Salicornia, o Cale de Aveiro ficou obsoleto e foi retirado de serviço. Chegou a Lisboa, já com alguns problemas de flutuabilidade, como as imagens documentam.

Abaixo um breve resumo das suas características técnicas da Autoria do Paul Peixoto.

IMO: 8423882.
Indicativo: CSPR.
MMSI: 263702690.
Bandeira: Portugal.
Numero Oficial: A-2653-TL.
Donos: Câmara Municipal de Aveiro - Aveiro, Portugal.
Operadores: Aveiro Bus - Aveiro, Portugal.
Ano de Construção: 1960.
Estaleiro: Estaleiros Navais Orlogsvarvet - Karlskrona, Suécia - Casco# 286.
Comprimento Registado: 36,79 metros.
Boca Máxima: 8,01 metros.
Calado: 2,26 metros.
Arqueacao Bruta: 174,00 toneladas.
Arqueacao Liquida: 79,00 toneladas.
Porte Bruto: 100,00 toneladas.
Numero de Passageiros: 120. Numero de Carros: 24.
Potencia de Maquinas: 1X Volvo Penta MD100, 338,00 kW (460,00 hp). 1 helice FP.
Nome Anteriores: Farja 61/247 (1960-1980), Aspoe Strom (1980-05/1993), Breitling (05/1993-01/2004).

Saturday, September 6, 2025

Flore


Uma das muitas embarcações em fim de vida, que foram colocadas nos passeios marítimo turísticas no rio Tejo.
Ao que aparenta, parece trata-se de um iate do modelo Princess 66 Fly, um modelo popular em 1995/1996 (há 30 anos), que atualmente é valorizado abaixo de meio milhão de euros, tendo até algumas unidades anúncios de venda com valores já muito mais abaixo.

Tuesday, September 2, 2025

SF Chalisa



 O SF Chalisa a terminar de descarregar no terminal da Silotagus, no Beato.  O navio graneleiro, esteve praticamente a roçar o casco no cais, como as imagens documentam. O SF Chalisa é um graneleiro com 180 m de comprimento e 28,4 m de largura. Deixou Lisboa com destino a Marrocos, porto de Agadir. Navega com o IMO 9502726 e com a bandeira da Tailândia.

Friday, August 29, 2025

Notícias de Vigo

O porta contentores Seatrade Chile e o navio de transporte de veículos, Auto Eco da UECC, na ria de Vigo. O UECC é um navio de transporte de veículos que estava a operar neste porto tendo como destino seguinte o porto de Le Havre.

Já o Seatrade Chile saiu de Vigo com destino ao porto Marroquino de Tanger Med. 

Tuesday, August 19, 2025

Mein Schiff Relax

A área de descanso da tripulação.
O Mein Schiff Relax efectuou hoje uma escala em Lisboa, num cruzeiro que teve início no dia 14 de agosto em Palma de Maiorca e que irá terminar no próximo dia 24 no mesmo porto. O navio veio de Cádiz e saiu pelas 23h com destino a Tânger, sendo Lisboa o porto mais ocidental desta viagem.




Num navio com capacidade para 3984 passageiros, existem 2 espreguiçadeiras com direito a molhar os pés, na piscina à popa. Devem sortear rifas para estes lugares assim como horários...