▼
Tuesday, July 22, 2025
Estreia do Viking (B)esta
O Viking Vesta, o mais recente navio da Viking estreou-se em Lisboa numa viagem que o trás desde Barcelona até Reikjavique. Saiu de Lisboa para se ir estrear também em Leixões no dia seguinte. Apenas mais um registo de um dos inúmeros navios Viking que não param de sair da "fotocopiadora", já são 16 navios "iguais". Os projetistas navais assim ficam sem trabalho, Viking Cruises...
Insular a caminho dos Açores
O navio porta contentores Insular, em mais uma das suas viagens com destino aos Açores. Na viagem deste último fim de semana levava uma carga preciosa, um veículo para a protecção civil e bombeiros dos Açores.
Sunday, July 13, 2025
Ocean Victory no Funchal
O navio de expedição Ocean Victory, encontra-se no Funchal desde o passado dia 3 de Julho, numa escala que se prolongará até ao início de Outubro, altura em que o navio irá regressar aos cruzeiros de expedição na Antártida. Depois de um fretamento pela operador espanhola ALMA cruceros, o Ocean Victory, propriedade da SunStone Maritime Group, irá operar pela Albatross Expeditions. A SunStone é a proprietária de vários navios deste tipo, incluindo o Sylvia Earl que recentemente esteve em Lisboa.
Oosterdam
O navio da Holland America Line efectuou uma escala prolongada em Lisboa, tendo saido hoje pelas 17h com destino a Casablanca. Chegou ontem pelas 12h vindo de Tânger. Encontra-se a realizar uma viagem de 21 dias de Civitavechia até Barcelona, que se iniciou no passado dia 29 de Junho e irá terminar apenas no próximo dia 20 de julho.
O Oosterdam é um navio da classe vista, na qual se incluem navios como o Arcadia, o Costa Luminosa, o Queen Victoria ou ainda o Queen Elizabeth, entre outros, que efectuam escalas também em Lisboa.Ping Hai Wan em doca seca
Sem grandes surpresas, o navio tanque da Cosco deu entrada no estaleiro da NavalRocha para reparar o rombo no casco. Nesta fase já é visível o casco aberto com um corte certo e pronto a receber novas chapas de aço. Em breve voltará a navegar normalmente.
Ao seu lado no estaleiro continua o Argus em flutuação dentro da doca, muito provavelmente em teste de válvulas.
Nesta fase, o estaleiro da Rocha, mostra a sua valência e aposta na reparação de pequenos navios tanque, estando em estaleiro 3 navios tanque. O Nisyros, o Galbot e o Ping Hai Wan.
Monday, July 7, 2025
O rombo do Ping Hai Wan
O navio tanque de transporte de betume asfáltico Ping Hai Wan, teve um acidente no Tejo, no passado dia 27 de Junho pela tarde. Do embate com o Eemslift Nadine, resultou um valente rombo no casco do navio tanque que o impede de continuar viagem antes de reparação. Não existem relatos de feridos ou poluição ambiental.
O navio da Cosco deverá permanecer no cais da Rocha Conde D'Óbidos mais algum tempo até que o rombo no casco seja reparado.
O Galbot e o Argus
Registo dos dois navios que se encontram nas docas secas do estaleiro NavalRocha em Lisboa, o Galbot, navio tanque e o Argus, que já se encontra a flutuar na doca número 2.