Mais dois planos gerais do novo Ilha da Madeira, que aguarda em Lisboa, no estaleiro, pela viagem de entrada ao serviço. Ao que parece e devido à idade o navio está sendo sujeito a uma intervenção mais rigorosa em estaleiro, antes de regressar ao mar.
Boa tarde Barconauta!
ReplyDeleteInfelizmente o navio Ilha da Madeira não irá retomar o serviço para a linha da Madeira mas sim para a linha dos Açores.
Na Madeira está o Emilia afretado a Transisular e mais para o final do mês o Monte da Guia retomará a linha madeirense.
Já vi o Emilia na Madeira, mas não o consegui fotografar ainda infelizmente...
DeleteParabéns por estas belíssimas fotografias que ilustram, com grande categoria, um navio muito bonito! Com a saída do MONTE BRASIL da doca e a sua reposição para o cais de aprestamento, o ILHA DA MADEIRA pode finalmente regressar à Naval Rocha, para conclusão dos trabalhos. A capacidade instalada deste estaleiro tem sido claramente insuficiente para tanta procura nos últimos tempos, sinal de que Lisboa precisa e merece mais nesta matéria, para poder responder em conformidade...
ReplyDeleteNos últimos tempos a NavalRocha aparenta ter muito trabalho, o que revela que existindo condições existe sempre mão de obra e sobretudo trabalho. O Ilha da Madeira já está novamente na doca seca.
DeleteEntretanto, o ILHA DA MADEIRA já saiu do estaleiro, rumando para o Terminal de Santa Apolónia, onde se encontra atracado próximo do JAIME S. Tem saída prevista para Ponta Delgada na noite de 3ª feira, dia 1 de outubro, retomando assim o serviço da linha dos Açores.
DeleteConsequentemente, o MONTE BRASIL regressou à Doca 1 da Naval Rocha onde deverão ser concluídos os trabalhos em curso, depois de uma passagem pelo cais de aprestamento daquele estaleiro. Estima-se que regresse ao mar em meados do mês de outubro.
Peço desculpa, mas a informação que partilhei na entrada anterior, a propósito do regresso do ILHA DA MADEIRA à linha dos Açores - baseada em informações disponibilizadas na página do Porto de Lisboa -, estava incorreta: o navio partiu efetivamente ao final da tarde de ontem mas para a realização de provas de mar, tendo estado toda a noite a navegar paralelamente à costa, sensivelmente entre a zona da entrada da barra e o Cabo Espichel, executando uma série de manobras de teste, como é normal após a realização de uma intervenção técnica relevante, como aquela a que foi sujeito. Fica a correção e o devido pedido de desculpas.
ReplyDeleteObrigado pela informação. É sempre bom podermos partilhar conhecimentos e atualizações sobre os navios, visto que eles são muitos e nós somos poucos para poder acompanhar todos os movimentos deles. Agradeço a partilha e claro que errar é humano e nem sempre as fontes são as mais fidedignas ou atualizadas. São sempre bem vindos os comentários construtivos e informativos sobre os navios, movimentos portuários. Um Abraço
DeleteBoa noite senhor Barconauta. Se calhar a Transinsular acabou todo o dinheiro para fazer a reparação no Ilha da Madeira. Durante um Port State Control no dia 7 de outubro, em Lisboa, no navio Lagoa, da mesma companhia, foram evidenciadas graves falhas no pagamento dos salários da tripulação e foram feitas deduções irregulares nos mesmos. Essas informações estão disponíveis na base de dados pública Thetis, da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), responsável por monitorar a segurança marítima e a conformidade das embarcações com as leis internacionais
ReplyDelete