Tuesday, March 28, 2023

Rivertec

O navio Rivertec entrando em Setúbal com um carregamento de madeira, para a fábrica de celulose, no final de uma viagem de 17 dias desde o Brasil. O Rivertec vem de Rio Grande, Brasil, onde carregou de 28 a 4 de março último esta carga de madeira. É um navio de carga geral, com o IMO 9473420, construído em 2010 com 179,9 m de comprimento e 28,4 m de largura. Tem 20763t GT e navega com a bandeira de Hong Kong.

Pela observação das medidas de segurança, pode-se concluir que o navio navega em zonas do globo onde existe pirataria.

Os rebocadoes Fogueteiro e Resistente pela popa, prontos para auxiliar a manobra caso alguma coisa corresse mal em pleno rio Sado.

Movimento de navios em Setúbal

O navio tanque Yufu Crown deixando Setúbal, após uma docagem relâmpago de apenas 7 dias. Ao fundo vemos o Patara, esperando em cais por mais um carregamento de veículos para exportação (saíu de Setúbal com destino a Santander). 

Silver Moon e Iona

Spirit of Adventure, Silver Moon e Iona, foram os 3 navios que fecharam as escalas de navios de cruzeiros, neste mês de março de 2023, no porto de Lisboa.

Ao largo de Cascais ainda esteve o Sky Princess numa curta paragem na sua viagem entre o Funchal e Southampton.
A chaminé do Iona e ao fundo a colina do castelo de Palmela
Uma bicicleta na varanda?
Pormenor da ponte de comando do Iona
O desvio do Sky Princess até Cascais para desembarque de passageiros doentes.
O Silver Moon da Silversea de passagem para o Norte da Europa. Este navio irá realizar no próximo mês de Setembro um cruzeiro com partida (22 de Setembro) e chegada (6 de Outubro) a Lisboa, onde passará pelos Açores, Madeira e Canárias, uma excelente oportunidade de conhecer as ilhas Portuguesas e Espanholas embarcando e desembarcando em Lisboa.


Monday, March 27, 2023

Mein Schiff 3, em Lisboa

Efectou escala hoje em Lisboa, o Mein Schiff 3, na sua viagem desde Bremerhaven e com destino a Ponta Delgada, e Canárias com passagem ainda por Cabo verde e regresso a Bremerhaven a 19 de Abril apenas.


NRP Mondego volta a falhar


O velhinho NRP Mondego voltou a falhar as partidas do Porto do Funchal no dia de hoje, para ir efectuar a troca de pessoal nas ilhas Selvagens onde iriam render colegas da Polícia Marítima e os guardas do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza. Não se sabe se os marinheiros voltaram a recusar a saída mas a verdade é que por duas vezes o navio adiou a saída do porto do Funchal que estava marcada para o dia de hoje, pela manhã. No primeiro adiamento da partida, passou para o final da tarde e posteriormente para a noite, tendo inclusive surgido no noticiário da RTP Madeira com tanto fumo que parecia que estava a incendiar-se.



Apesar do "fumo de churrasco" que se observou o navio acabou por partir pelas 22:20 com destino às ilhas Selvagens. 

Actualização 28 de Março:

Não conseguiu efectuar a viagem, tendo problemas durante a noite e regressou  reboque para o porto do Caniçal onde se encontra agora.



O rebocador Mitrena

O velhinho rebocador Mitrena ex-Rebonave agora com nova "pelagem". Rebocador de 1975, que maioritariamente tem efectuado serviço no estaleiro da Lisnave em Setúbal. Nas fotos presta assistência à entrada de mais um navio cargueiro no porto de Setúbal, com as praias de Tróia em fundo.

SeaScan 1 continua por Setúbal


O SeaScan 1 (Offshore Supply Vessel) que continua detido em Setúbal, tendo já revertido a favor do estado Português, contudo não tendo o estado conseguido vendê-lo até agora. Aparenta estar em boas condições, talvez com alguns ajustes até servisse os interesses do próprio estado ou de empresas nacionais de reboques que o poderiam voltar a colocar no mercado como aconteceu com um navio de passageiros, um caso bem conhecido e divulgado pela comunicação social.

Cement Trader na Secil - Outão

Ainda este mês, registei a Cement Trader no terminal dos Socorridos na ilha da Madeira (Veja aqui). Hoje voltei a registar no navio a carregar no terminal privativo da Secil - Outão. Muito provavelmente irá carregar novamente cimento com destino à ilha da Madeira, não havendo contudo a certeza dessa provável viagem.

Sunday, March 26, 2023

O Adeus do AIDAaura a Lisboa

A saída do AIDAaura hoje pelas 19h, do porto de Lisboa foi repleta de apitos de despedida. Foi dessa forma que o navio da AIDA Cruises se despediu de Lisboa, muito provavelmente pela última vez ao serviço da AIDA. 

A AIDA anunciou em Janeiro deste ano que o navio de 20 anos deixará a frota em Setembro deste ano, após ter realizado mais de 800 cruzeiros ao serviço da companhia. É o mais pequeno navio da AIDA neste momento depois da venda do AIDAcara em Junho de 2021 e do AIDAvita (gémeo do AIDAaura) no Verão passado, que até ao momento permanece em Tallin com o nome Avitak.



Wednesday, March 22, 2023

Cegonha Branca

Chegou a Lisboa no passado dia 18 de março de 2023, o navio eléctrico Cegonha Branca. O primeiro de 10 navios novos que irão substituir os velhinhos cacilheiros laranja. O Cegonha Branca foi construído pelos estaleiros Espanhóis Gondan. Trata-se de um navio de propulsão eléctrica, o único que neste momento ao que parece, possui bateria. É um navio com 40 m de comprimento, 12 m de boca e 3,13 m de calado. Tem uma capacidade de 2x930kWh, com 2 motores de 2x550 kW e 2 propulsores de proa com 55kW cada. Pode atingir velocidades de até 17 nós sendo a sua velocidade de serviço 16 nós. A média de cada ciclo de baterias em operação é de 70 minutos. O Cegoha Branca homenageia a fauna do Estuário do Tejo, onde irá navegar no Tráfego Local (TL) com o registo PT-111767-TL
    

O estaleiro divulgou as imagens que aqui se apresentam. Na nossa opinião continuamos a achar este tipo de navio não adequado para travessias curtas tais como Cacilhas - Cais do Sodré, onde se deveria implementar navios de duas proas, para evitar manobras e gastos de energia desnecessários mesmo que isso implique a adaptação dos cais existentes. O interior apresentado parece pobre em conforto e estética, para os passageiros, algo que não é de todo muito diferente para este tipo de navios em toda a parte.

Tuesday, March 21, 2023

ΛΣ 414

 


Navio Grego de combate à poluição marítima. Unidade da Marinha Helénica, que tem a particularidade de ser um projecto do estaleiro Espanhol Gondan, o mesmo estaleiro que está a construir navios sem baterias para a empresa pública Transtejo. É um avio com 29 m de comprimento, 6,2 m de boca e 3,2 m de calado. Entrou ao serviço em 1994, tendo sido construído pelo estaleiro Grego Motomarine.

Rigel VII

Alguns aspectos do velhinho Rigel VII, o navio da Ventouris Ferries que liga Itália, porto de Bari e Albânia, porto de Durres numa viagem de cerca de 8 horas e 30 minutos. O Rigel VII é um navio ferry misto do tipo Ro-Ro e Passageiros, de origem Japonesa construído em 1994, como Orange 7, posteriormente navegou também com o nome Orenge 7. Tem 163,57 m de comprimento, 25,6 m de boca e cerca de 6 m de calado. Navega com o registo de Limassol (Chipre) e com o IMO 9087726. O navio tem 21646 t GT. Foi construído no estaleiro Imabari shipbuilding Co. Ltd, no Japão. 



O Rigel VII entrando no porto de Bari.


MSC Sinfonia em Santorini

Mais alguns registos da temporada do MSC Sinfonia em Santorini, no Verão passado, antes de ter rumado à África do Sul. Teve por companheiros de escala, visiveis nestes registos, o Norwegian Gem acima e o AIDAblu.