Saturday, February 11, 2023

A breve passagem do Sea Installer por Lisboa

Efectuou uma escala de apenas 7 horas para reabastecimento em Lisboa, a plataforma Sea Installer. Este tipo de navio bastante raro neste porto, está em trânsito da Turquia (Yalova) para Roterdão.

O Sea Installer atracou no terminal do Porto Brandão, onde reabasteceu combustível e seguiu a sua viagem. Este navio tem a particularidade de conseguir erguer-se da água, subindo nos 4 pilares cilíndricos que transporta, que por sua vez assentam no solo subaquático. Serve para efectuar trabalhos marítimos onde seja exigida estabilidade de uma plataforma de trabalho.
Está ao serviço da DEME. Como principais características tem 132,4 m de comprimento, 39 m de boca e 6,6 m de calado. Tem uma tonelagem de 15966 t GT e navega com o IMO 9646481 e porto de registo em Fredericia (Dinamarca). 

Tuesday, February 7, 2023

Lobo Marinho de regresso à Madeira

 

O navio Lobo Marinho está a navegar de Viana do Castelo para a Madeira, para retomar o seu serviço regular de ligação insular, após reparação nos estaleiros navais de Viana do Castelo.

Thursday, February 2, 2023

A passagem do Borealis por Lisboa

 

Apesar de ser Inverno o porto de Lisboa continua a registar algumas escalas de navios de cruzeiros. Certo que são as operações de Turnaround com o navio AIDAstella e o Norwegian Sun, que mais têm marcado este Inverno, mas o regresso de companhias habituais como a Fred. Olsen ajudam a animar o caótico centro de diversões para turistas tesos em que se tornou Lisboa.

Assim a Fred. Olsen esta semana colocou cá os dois navios "novos" em substituição dos manos Boudicca e Black Watch. O Borealis efectou a sua escala no último dia de Janeiro e hoje dia 2 de Fevereiro foi a vez do Bolette efectuar a sua escala em Lisboa.

O ex-Rotterdam, que recebeu o nome Borealis, acabou por zarpar de Lisboa com algumas horas de atraso em relação à hora inicialmente prevista no seu cruzeiro de 14 dias com término em Liverpool amanhã. 
Estas viagens de Inverno são bastante apreciadas pelos Britânicos e realizam-se desde sempre pelas companhias Inglesas.
O pôr do sol sintonizando-se com o nome do navio. Com capacidade máxima para até 1695 passageiros, o ex- Holland America Line Rotterdam VI é neste momento já quase considerado um navio pequeno quando em 1997 data em que foi construído era um navio considerado de grande porte.
Estas viagens marcam também o regresso aos cruzeiros dos navios da Fred. Olsen depois do cancelamento de algumas viagens devido aos elevados preços dos combustíveis e pouca procura.