Tuesday, December 28, 2021

Estreia do Viking Octantis


A Fincantieri entregou no passado dia 23 de Dezembro o Viking Octantis, no estaleiro Norueguês VARD, em Soviknes, o navio que hoje visita Lisboa e que aqui permanece até às 22 h antes de rumar a Las Palmas. Este navio destinado ao mercado de exploração, é uma nova aposta da companhia Viking Cruises, tendo sido desenhado pelas mesmas equipas que projetaram os outros navios da companhia que tem vindo a destacar-se na introdução de características diferenciadoras aos seus navios. É também o maior navio produzido por este pequeno estaleiro próximo da cidade de Alesund. A Viking Cruises é neste momento a companhia que introduz as novidades nos navios tal como o fez a Royal Caribbean no final dos anos 80, inícios dos anos 90. Depois, claro está, as restantes depressa copiam e introduzem essas características nos seus navios. 

O Viking Octantis que passou o Natal a navegar no Canal da Mancha, é  um navio com casco reforçado para navegação em águas polares. Os 204 m de comprimento por 24 m de largura, fazem dele um navio esguio, diferente dos atuais navios de exploração que se ficam pelos 120, 130 m de comprimento. O design de proa que introduz a "novidade" de ter uma janela ampla envidraçada próxima da linha de água, numa proa próxima das "x-bow". 

Tal como o seu irmão Viking Polarlis que será entregue no próximo ano, tem capacidade para 378 passageiros, em 189 camarotes. É um navio que oferece de raíz um hangar para arrumação de botes, no interior do navio, ao contrário de navios novos que andam com os botes pendurados e içados por gruas, nos decks superiores. Possui também um auditório para realização de aulas, onde passageiros e investigadores poderão trocar impressões sobre viagens e temas alusivos às mesmas. 

Fazendo companhia à estreia do Viking Octantis, estava desde ontem em porto o Amadea, que deixou Lisboa pelas 18 h com destino à passagem de ano Madeirense. 

O AIDAstella também por cá se encontra numa viagem que teve início em Cartagena e que irá levá-lo até ao porto de Cádiz amanhã quando deixar o cais pelas 15 h. Além do paquete Funchal que se encontra atracado em Santa Apolónia Montante.

No comments:

Post a Comment