Registo da passagem do navio de busca e salvamento Aquarius Dignitus por Lisboa, antes de ter entrado na doca seca do estaleiro NavalRocha onde foi reparado. O navio já deixou Lisboa e encontra-se agora ainda em território nacional, porto do Caniçal, onde deverá permanecer até final de Outubro em aprestamentos, para conversão em iate de expedição, depois de ter estado a operar no Mediterrâneo no auxílio a imigrantes ilegais, ao serviço de organizações não governamentais, e com pouca credibilidade. É um navio com bandeira da Libéria, e propriedade de um armador Alemão. Tem 77 m de comprimento, 11,75 m de largura, e 5,6 m de calado. Foi construído em 1977 e inicialmente foi propriedade da guarda costeira da Alemanha que o utilizou na fiscalização da actividade piscatória. Ficou mais famoso, como Aquarious resgatando imigrantes ilegais no Mediterrâneo. Desconhece-se se algum dos perto de 30 mil resgatados trabalha agora a bordo, entre os 8 elementos da tripulação que está no navio.
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Thursday, July 30, 2020
Wednesday, July 29, 2020
Eemslift Nadine
Navio de transportes especiais, Eemslift Nadine, acostado no Cais do Beato onde esteve a operar, desde ontem, quando aqui chegou pelas 17 h precedente de Algeciras. Tem 111,6 m de comprimento por 17 m de boca e 5,95 m de calado.
Recebeu o IMO 9671436, a bandeira Holandesa e navega as suas 5460 toneladas desde 2014, operado pela Amasus. Deve deixar Lisboa com destino a Bilbao. Apesar de não serem frequentes em Lisboa, sempre por cá vão marcando a sua presença, sempre que os fretes das cargas assim o justificam.
Apesar de ter um casco com uma proa elevada, o casario tira-lhe alguma beleza. Possui duas gruas a estibordo para elevação de cargas.
Celtic Crusader
Pela popa do Celtic Crusader o Arklow Field e o Eemslift Nadine |
O navio e a sua carga. |
Navio de carga geral Celtic Crusader, carregando brita no cais do Poço do Bispo, em Lisboa. A nuvem de poeira, levantada deve-se ao movimento de carga e descarga desta matéria prima natural. Daqui parte para Málaga. O Celtic Crusader é um navio misto, carga geral e porta contentores. Tem 88 m de comprimento, 12,8 m de boca e 5,47 m de calado. Tem capacidade para 180 TEU's.
O Arklow Field, provavelmente a carregar areia. |
Tuesday, July 28, 2020
Tina C
O navio Inglês Tina C, registado no porto de Cowes na ilha de Wight, considerado pequeno, devido às suas 3391 toneladas e 100 m de comprimento.
O momento da foto que só acontece em Lisboa. |
O logótipo da Carisbrooke na chaminé e a escada de costado pronta para o desembarque do piloto. |
Cargueiro Tina C, navio de carga geral, desfilando no rio Tejo, na tarde do dia de ontem, em direcção à foz, com destino a Setúbal. O Tina C é um navio que navega com o IMO 9416331 e cujas características técnicas disponibilizadas no site do seu operador, podem ser consultadas no ficheiro abaixo:
A proa do Tina C sulcando o Tejo em direcção ao mar. |
Iluminação já ligada, pois a noite acabava de começar. |
Josco Yongzhou, navio novo
Navio com registo em Hong Kong que se encontra a operar no terminal de cereais da Tagol. Chegou a Lisboa no passado dia 23, atracou no terminal da Trafaria e dali saiu em direcção ao terminal da Tagol.
Esta movimentação pouco habitual, poderá dever-se ao facto do navio ser novo, ou de ali ter aguardado cais para operar na Tagol.
Esta movimentação pouco habitual, poderá dever-se ao facto do navio ser novo, ou de ali ter aguardado cais para operar na Tagol.
A sua partida de Lisboa está estimada para quarta-feira dia 29 de Julho com destino a Cartagena. Teve precedência do porto Brasileiro de Vila do Conde. Este é um navio acabado de construir que tem apenas alguns meses. Tem como data de construção o mês de Maio. Tem como dimensões principais, 199,90 m de comprimento, 32,24 m de boca e 18,60 m de calado. Navega com o IMO 9872511, e esta é possivelmente a sua primeira viagem, a entrega da sua primeira carga.
A sua construção já foi afectada pela atual pandemia, e começou a operar mesmo em tempos bastante conturbados. Tendo a sua entrega dependido apenas da amizade existente entre o estaleiro e o dono do navio. A entrega do navio por parte do estaleiro, aconteceu a 20 de Março e foi formalizada através de vídeo. Aconteceu paralelamente com o seu outro navio gémeo. Ambos tinham a denominação de estaleiro Dacks DE073 e Dacks DE074. Como a maior parte dos navios cargueiros, não tem direito a grandes celebrações de entrega ou baptismos de primeira escala. Os navios cargueiros, servem apenas para trabalhar, não para diversão, logo passam a maior parte das suas vidas despercebidos à maior parte dos comuns cidadãos.
Este navio saiu do estaleiro Dacks, uma joint venture entre o Ocean Shipping Group Company (COSCO) e a Kawasaki Heavy Industries, Ltd (KHI). Este estaleiro é um dos maiores do mundo e pretende mesmo alcançar o topo mundial na construção de navios mercantes. Possui a maior doca da China com 700 m de comprimento. Neste momento encontra-se afectado na sua capacidade de produção pela atual pandemia, mas mesmo assim consegue meter no mercado navios como este, que podem atingir os 15,8 nós de velocidade deslocando 61000 DWT.
O casco do Josco ainda brilha de novo... |
Monday, July 27, 2020
Excalibur
Excalibur, essa grande espada do rei Artur, muito associada à soberania Britânica...contudo hoje o Excalibur que veio hoje ao Tejo meter combustível é apenas um navio tanque, colosso em dimensões. Não deixou indiferentes os que passavam e das margens do rio e que desde a ponte o viam, durante a sua escala de cerca de 9 horas. Daqui saiu pelas 21 h com destino a Gibraltar.
O Excalibur saiu no dia 6 de Julho da Holanda, do porto de Roterdão e encontrava-se já ao largo de Cádiz. Contudo veio desde Cádiz até Lisboa para abastecer, talvez muito provavelmente pela demora ou impedimentos de entrada em portos Espanhóis, situação que se desconhece.
O leme a marcar 10 metros... |
É um navio com 18 anos de idade e capacidade para 138 000 metros cúbicos de gás natural. Tem 277 m de comprimento, 43,4 m de boca e mais de 10 m de calado. Navega com o registo do porto Belga de Antuérpia.
Zona de serviço dos tanques de transporte do navio |
Wednesday, July 22, 2020
Manisa Aurora
O navio Português Manisa Aurora operando no cais do Beato em Lisboa. Este navio ostenta na sua popa a bandeira de Portugal, não tendo nenhum porto de registo. Ostenta apenas uma palavra Portuguesa, Madeira, no casco, o que não lhe confere um porto de registo mas sim um paraíso fiscal ao abrigo das leis marítimas internacionais. Esta situação é comum a muitos navios "Portugueses" ou àqueles que aqui se lavam.
Este navio tem 8 anos, 108 m de comprimento e 18,2 m de largura. Navega com o IMO 9583055, e tem 5630 toneladas.
Teve precedência de Marrocos e tem partida prevista para Bissau, embora ainda sem data. Ao que parece encontra-se a carregar materiais de construção. Note-se que muitas empresas Portuguesas da área da construção, que trabalham em África, costumam abastecer-se em Portugal, uma vez que lá é muito difícil conseguir matérias primas que garantam qualidade de construção. Neste processo o transporte marítimo é essencial.
Immensity
Navio de carga geral, Immensity carregando no cais do Poço do Bispo. O navio carregou areia com destino a Manfredonia, um porto na Costa Leste de Itália, viagem que ainda se encontra a realizar apesar de já ter largado de Lisboa no passado dia 16 de Julho pela tarde.
O navio e a sua carga a granel. |
Entretanto parou em Gibraltar, a gasolineira dos navios que entram e saem do Mediterrâneo, e dali saiu para o porto onde deverá descarregar a areia Portuguesa.
O Immensity é um navio pequeno com capacidade de transporte de 9766t. Navega com a bandeira de Malta. Tem 18 anos, 108,5 m de comprimento e 18,6 m de boca.
O Immensity quando ainda tinha os porões vazios, em cais. |
Saturday, July 11, 2020
No cais, sem portaló...
É tão esranho ver um navio amarrado ao cais, mas sem portaló, durante meses a fio...e ainda para mais quando se trata do mais bonito veleiro do Mundo, que a muitos tem passado completamente ao lado. Se algumas pessoas soubessem faziam fila para o virem ver, mas era preciso que pudessem saber admirá-lo, com a beleza, imponência e toda a graciosidade que ele tem. Por cá continua o Royal Clipper ainda sem data conhecida para deixar Lisboa.
Friday, July 10, 2020
Harvest Frost na Trafaria
Navio graneleiro Harvest Frost a descarregar no terminal de granéis sólidos (cereais), da Trafaria. Este terminal é o que os maiores navios recebe em Lisboa, devido a ser um terminal de águas profundas e estar equipado para operar com navios de grande porte, tal como são os navios de transporte de granéis sólidos.
O Harvest Frost e a Trafaria, do outro lado de Lisboa (Belém). |
O Harvest Frost teve proveniência de Santarém, Brasil e tem a sua saída agendada para o próximo dia 14, com destino a Nova Orleães. É um navio com 6 anos de idade, 237 m de comprimento e 40 m de boca (largura). Tem 95263 toneladas, navega com o IMO 9643879, e com a bandeira das ilhas Marshall, porto de registo Majuro, um porto bem conhecido dos navios que apenas existem para ter lucro, e não se interessam com as pessoas nem com a vida dos tripulantes, condições sociais ou regalias de saúde.
A capacidade de armazenagem da Trafaria, faz com que qualquer navio grande pareça pequeno. |