Estreou-se em Lisboa numa escala técnica o navio AIDAnova. O mais recente navio da AIDA Cruises e o primeiro navio de cruzeiros movido a Gás Natural, chegou a Lisboa pelas 03:30 h vindo de Bremerhaven. Saiu pelas 17:30 h com destino a Santa Cruz de Tenerife. Após a saída de Lisboa, a AIDA Cruises realizou algumas fotos com recurso a um drone e utilizou-as nas redes sociais, no momento em que o navio passava pela ponte 25 de Abril, tendo sido o resultado bastante bonito de se ver. Este é ao momento o maior navio de cruzeiros do grupo Carnival que entretanto já tem encomendas de navios semelhantes para as várias subsidiárias do grupo, navios que entrarão ao serviço nos próximos anos e serão "gémeos" deste.
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Monday, December 17, 2018
Funchal, na Matinha
Paquete Funchal atracado ao Cais da Matinha, 17-12-2018. Será que irá permanecer muito mais tempo neste cais ou estará para breve a sua saída para Inglaterra?
Wednesday, December 5, 2018
Paquete Funchal vendido (in Jornal de Negócios)
Aquando da abertura das quatro propostas para a aquisição do paquete Funchal, esta quarta-feira, 5 de Dezembro, apenas a oferta do grupo hoteleiro britânico Signature Living cobria o valor mínimo estipulado - 2,3 milhões de euros "e mais cem euros", detalhou, ao Negócios, José Pinto Oliveira, o administrador de insolvência da empresa proprietária do navio.
Pelo caminho ficou a proposta de origem turca, tendo as subscritoras das ofertas francesa e brasileira estabelecido no momento um consórcio para entrar no duelo com a Signature Living pela compra do Funchal.
Aberta a sessão de licitação, tendo por base a maior oferta, o gestor judicial começou por admitir lances a partir de 50 mil euros, tendo mais tarde passado para os 10 mil euros - "porque isso atrai as pessoas", explicou José Pinto Oliveira.
"Ao fim de muitas dezenas de lances", a Signature Living arrematou o Funchal por 3,91 milhões de euros. Segue-se a assinatura do contrato, "a realizar neste final do dia", altura em que deverá proceder ao pagamento, a título de sinal, de 5% do valor da adjudicação.
O gestor de insolvência afirmou ao Negócios que desconhece em concreto a estratégia da Signature Living para o Funchal, mas que, disse, tudo aponta "para que queira converter o paquete num hotel".
O representante da entidade compradora disse apenas que o Funchal irá ser levado para Inglaterra e que esta é a primeira embarcação adquirida pelo grupo.
A operação de venda do Funchal acabou por correr bem melhor do que Oliveira prognosticava, já que, duas horas antes da sessão, o gestor judicial confessava ao Negócios: "Não tenho expectativa nenhuma de que esse preço [o valor mínimo de 2,3 milhões de euros] seja atingido."
Atracado no Cais da Matinha, às portas do Parque das Nações, em Lisboa, desde 2 de Janeiro de 2015, na sequência do seu arrastamento pela falência das empresas de cruzeiros de Rui Alegre, só os créditos reconhecidos em sede de insolvência da sociedade detentora do navio, a Pearl Cruises, totalizam cerca de 40 milhões de euros, estando maioritariamente ancorados no Montepio.
Há duas semanas, um trabalho da SIC avançava que o Montepio Geral terá financiado em 148,3 milhões de euros o ruinoso sonho naval de Rui Alegre, mais de metade desse valor sem quaisquer garantias.
Em causa estava a compra dos navios Lisboa, Porto, Azores e Funchal.
Segundo a investigação da SIC, foram assinados 58 contratos de crédito com as sociedades de Alegre, sendo que uma parte dos créditos foi concedido sob o parecer negativo do Departamento de Avaliação de Crédito (DAC) do banco.
A 30 de Junho de 2015, cerca de quatro meses após as diferentes sociedades de Alegre terem caído na insolvência, a Direcção de Auditoria e Inspecção do Montepio apresentou um relatório onde detalhava toda a ruinosa operação de financiamento de Alegre, a qual, somando outras garantias concedidas pela instituição ao empresário, colocava o Montepio com uma exposição da ordem dos 150 milhões de euros.
Parte desse dinheiro terá sido utilizado para amortizar dívidas anteriores do empresário, assim como para comprar dois automóveis e pagar salários de Rui Alegre.
Confrontado pela SIC, Tomás Correia, presidente e recandidato à liderança da Associação Mutualista Montepio, accionista maioritária da Caixa Económica Montepio Geral, disse desconhecer o relatório em causa e recusou-se a ver a cópia que a SIC lhe quis mostrar.
O Funchal, lançado ao mar em 1961 e que renasceu com Rui Alegre, após um investimento de 22 milhões de euros, voltou a zarpar em Agosto de 2014. Mas logo na viagem inaugural, o paquete acabou por ficar retido em Gotemburgo, com 400 passageiros, devido a duas avarias e problemas na inspecção.
Passados quatro meses, o mais emblemático dos navios portugueses de transporte de passageiros e de turismo de cruzeiro do último meio século amarrava no Cais da Matinha, onde ainda se mantém, tendo sido esta quarta-feira palco da cerimónia que determinou a sua venda à britânica Signature Living.
Texto copiado do site do Jornal de Negócios.
Monday, November 5, 2018
SeaDream I na doca
Registo da docagem do navio de cruzeiros SeaDream I, um navio que tem sido habitual no estaleiro da NavalRocha nos últimos anos. Ao fundo podemos ver também o Corinthian que será o próximo navio de cruzeiros a reparar por este estaleiro, e que já aguarda a entrada em doca seca no cais de espera deste estaleiro, onde se efectuam trabalhos, também. Na doca número dois deste estaleiro vemos ainda o topo do ferry local S. Jorge da Transtejo. Na doca número dois aquando deste registo, domingo passado, podíamos ver também o iate Balto, docado ao mesmo tempo que o S. Jorge.
Tuesday, July 10, 2018
Tuesday, April 24, 2018
Lisbon Cruise Port
Alguns aspectos da partida do navio Riviera, hoje pelas 19h, do porto de Lisboa. Pelas 20h:30 seguiu-o o Midnatsol, embora com destinos diferentes. O Riviera rumou ao Funchal, e o Midnatsol seguiu para Norte com destino a Leixões.
Ambos os navios fizeram escala tendo ainda por companhia em porto o navio Marella Celebration que saiu mais cedo do que estes dois, com destino a Portimão.
As imagens foram obtidas nas novas infraestruturas do "Lisbon Cruise Port", sendo a sua reprodução ou uso totalmente proibidos mesmo que sem fins comerciais.
Friday, April 20, 2018
Saturday, March 10, 2018
Ainda o Betanzos
Mais algumas fotos do navio Betanzos que encalhou na foz do rio Tejo, devido a uma falha total de energia. Tal como os automóveis os navios também avariam, o Betanzos teve uma avaria e como não tinha meios de se movimentar sozinho foi empurrado pelas ondas para um banco de areia onde permanece. Nos últimos dias o Betanzos tem constituído motivo de romaria para curiosos e para fotógrafos anónimos os chamados "papa-likes" das redes sociais.
O Betanzos é um pequeno cargueiro de carga geral. Tem 118 m de comprimento, 15,2 m de largura e 7,05 m de calado. Navega sob o IMO 9263552.
Tem 7875 t, e foi construído em 2002 no estaleiro Bodewes na Holanda. Até Outubro de 2017 navegou com o nome Vasadiep.
O Betanzos fotografado como Vasadiep no porto de Aveiro em 2010. |
Atualmente navega com bandeira Espanhola, pela Navigasa - Naviera de Galicia (sedeada na Galiza), daí o seu nome ser de uma localidade daquela região. Tem registo em Santa Cruz de Tenerife.
Thursday, March 8, 2018
Betanzos
Betanzos é um localidade na província da Coruña, Norte de Espanha...mas é também o navio mais famoso dos últimos dias no Tejo.
Este navio, ex-Vasadiep, encontra-se encalhado na barra Sul da saída do rio Tejo. Foi ali parar após um blackout, que sofreu após a saída do Porto de Lisboa, pela 01h da manhã do passado dia 6. O navio sem propulsão e forma de governo foi levado pelas ondas para os bancos de areia que se formam a Sul do farol do Bugio e que fazem com que este seja apenas contornado por Sul por pequenas embarcações e não navios de grandes dimensões.
Após várias tentativas para libertar o navio do banco de areia onde se encontra encalhado, através da utilização de rebocadores, hoje devido a uma previsão de agravamento do estado do mar, a tripulação foi evacuada por medida de precaução. Logo que as condições de mar sejam favoráveis irão ser retomadas as tentativas para libertar o navio e a tripulação regressar ao mesmo se o seu estado assim o permitir.
Após várias tentativas para libertar o navio do banco de areia onde se encontra encalhado, através da utilização de rebocadores, hoje devido a uma previsão de agravamento do estado do mar, a tripulação foi evacuada por medida de precaução. Logo que as condições de mar sejam favoráveis irão ser retomadas as tentativas para libertar o navio e a tripulação regressar ao mesmo se o seu estado assim o permitir.
Apesar de não serem as melhores condições nem as que mais gosto registei a evacuação da tripulação do navio pelo helicóptero da Força Aérea Portuguesa, operação que pareceu decorrer na normalidade e que provou uma vez mais a elevada eficácia da Força Aérea Portuguesa para este tipo de ajuda aos marítimos que tão frequentemente executa nas águas sob jurisdição Portuguesa e possui elevadas taxas de sucesso, salvando dessa forma centenas de vidas anualmente.
AIDAperla
Estreou-se ontem no porto de Lisboa o AIDAperla, o mais recente navio da frota da AIDA Cruises. O operador Alemão, colocou assim o seu navio neste porto Português na sua viagem de reposicionamento da Mediterrâneo para o Norte da Europa. Este navio esteve a operar no Mediterrâneo deste Junho de 2017, altura em que entrou, novo, ao serviço. O AIDAperla nos próximos meses estará a efectuar cruzeiros no Norte da Europa com saídas do porto de Hamburgo e Roterdão, e escalas em Southampton, Le Havre e Zeebrugge. O AIDAperla não é propriamente uma novidade, uma vez que é idêntico ao seu irmão AIDAprima, sendo assim não constitui grande atracção apesar do seu design inovador de proa recta, um novo marco na era dos navios actuais.
Saiu de Lisboa pelas 20h do dia de hoje após uma escala de aproximadamente 21h. A sua escala foi acompanhada pela chuva de Inverno que nos últimos dias se tem feito sentir em Lisboa, após um longo período de seca e Verão interminável.
Agradecimento: Lisbon Cruise Terminals e SEF.
Tuesday, March 6, 2018
Os patos e o Funchal
Os patos e o Funchal num dia de Inverno.
Com a subida da maré e do nível do rio devido a uma chuva intensa, os patos que habitualmente andam na zona próxima aos navios Porto e Funchal decidiram e bem, refugiar-se em local seguro, fazendo um bom enquadramento para um cenário que não é de todo bonito.
Tuesday, February 20, 2018
AIDAvita e Oriana
Hoje foi dia de Lisboa receber um dia de Verão após duas semanas de Inverno. E neste dia de Verão marcaram presença na capital Portuguesa os navios AIDAvita e Oriana.
O AIDAvita havia chegado no dia de ontem do Funchal e saiu com destino a Leixões pelas 16h.
Duas horas depois foi a vez do Oriana sair com destino a Southampton. Havia chegado hoje pelas 7h desde Arrecife de Lanzarote.
Tuesday, February 13, 2018
O Copernicus
O Copernicus foi a visita surpresa recente de "navios de passageiros", do porto de Lisboa, que mais agradou aos entusiastas de navios, logo depois do Wetspac Express.
Passou em Lisboa, numa viagem do Mediterrâneo com destino à Polónia onde se encontra actualmente.
O Copernicus passou por Lisboa com a pintura da Moby Cargo. Nos últimos anos, tem operado em Itália e Espanha, principalmente ao serviço da Tirrenia e em fretamento à Balearia. Suponho que nesta viagem esteja em transição para um fretamento na Polónia.
Este tipo de navio (ro/ro cargo) embora seja bastante comum e usual pela Europa, ainda é muito raro de encontrar nos portos nacionais, devido à inexistência de ligações ferry de curta duração, no nosso país. Dentro dos ferrys, este tem como principal tarefa, o transporte rápido de mercadorias em viagens de alto mar, mas de curta distância, não sendo o transporte de passageiros privilegiado para este tipo de navio, embora tenha capacidade de transportar 50 passageiros (condutores dos veículos que transporta).
Apesar de não ser muito bonito, é extremamente útil e eficaz no tipo de transporte que faz.Contudo é um tipo de navio que apenas serve para efectuar ligações em distâncias curtas.
Como principais características ressalva-se; o ano de construção 1995 (Fincantieri Italiani), 150m de comprimento por 23,4 m de largura e 6 m de calado. Tem 1850 m.l. de espaço de carga. Tem 14398 toneladas.
Ficam algumas fotos da sua passagem por Lisboa, fundeado no Mar da Palha, nos últimos dias de Janeiro.
Wednesday, January 3, 2018
Westpac Express
Depois de alguns meses quase sem novidades em Lisboa, ou seja, navios "diferentes" para fotografar, eis que o novo ano começa e surge logo uma "novidade".
O Westpac Express, um navio ferry do tipo catamarã que vem de Gibraltar e vai para a Irlanda.
A entrada do Westpac Express em Lisboa apenas aconteceu devido ao mau tempo que se faz sentir em alto mar. Caso contrário esta escala não teria acontecido neste porto.
O Westpac Express é um ferry de alumínio, construído em 2001 pela Austal e que tem estado ao serviço da Marinha dos Estados Unidos em regime de fretamento à Austal, como navio de comando e transporte rápido de equipamentos militares. É bastante conhecido devido à alta velocidade com que consegue transportar os equipamentos militares e os próprios militares. Também tem sido utilizado em missões de ajuda humanitária em vários casos de desastres naturais.
O AIDAsol e o Westpac Expre |
Possui rampas de carga/descarga à proa e à popa. É movido por quatro jactos de água e tem operado maioritariamente nos mares da Ásia. Possui bandeira dos Estados Unidos.
Tem 101 m de comprimento, 4,6 m de calado e 28 m de largura.
Supõe-se que tenha sido adquirido pela Irish Ferries em 2016 e agora irá sofrer algumas transformações para adaptação ao mercado Irlandês. Poderá mesmo vir a substituir o navio semelhante existente na frota da Irish Ferries, o Jonathan Swift.
A capacidade do Westpac Express situa-se nos 900 passageiros e 29 tripulantes. Além de que possui 3066 m2 de espaço de carga/veículos em dois decks.
O AIDAsol juntamente com o Queen Elizabeth foram os navios que hoje marcaram presença em Lisboa, ambos vindos dos festejos de passagem de ano na ilha da Madeira.
Tuesday, January 2, 2018
Os festivaleiros
No segundo dia de 2018, Lisboa volta a assinalar a presença de navios de cruzeiros no seu porto. Hoje tratou-se do Balmoral e do Columbus, ambos dois "festivaleiros" que aqui marcaram presença para recuperar da passagem de ano na ilha da Madeira, local onde marcaram presença juntamente com outros 8 navios.
Último e Primeiro
O navio AIDAblu foi o último navio de cruzeiros que visitou o porto de Lisboa no ano de 2017. Foi também o primeiro navio de cruzeiros a visitar Lisboa no ano 2018, uma vez que aqui permaneceu na noite de passagem de ano. Esta escala provavelmente fará parte de uma busca comercial por parte da companhia AIDA em encontrar destinos que ofereçam espectáculos de fogo de artifício gratuitos para oferecer aos passageiros, como mais valia do seu cruzeiro, na noite de passagem de ano. Recorde-se que em Lisboa a autarquia tem vindo a apostar num espectáculo pirotécnico no rio Tejo e frente ribeirinha da cidade, em conjunto com a autarquia de Almada, de forma a receber o novo ano e para atrair ainda mais turistas. Este ano o investimento de ambas as autarquias segundo a comunicação social, situou-se à volta dos 100 mil euros em fogos de artifício e uma festa para milhares de pessoas, patrocinada por uma marca de bebidas alcóolicas.
O pinheiro de Natal característico desta época festiva. |
Cais Norte
O cais Norte do porto do Funchal, permite receber um navio de cruzeiros médio de cada vez. Além disso oferece uma grande proximidade entre os navios e os apreciadores dos mesmos. Também permite boas oportunidades de fotografia. Acima os navios Saga Pearl II, AIDAcara e Balmoral, atracados no cais Norte do Porto do Funchal, ilha da Madeira.