Wednesday, January 3, 2018

Westpac Express

Depois de alguns meses quase sem novidades em Lisboa, ou seja, navios "diferentes" para fotografar, eis que o novo ano começa e surge logo uma "novidade".
O Westpac Express, um navio ferry do tipo catamarã que vem de Gibraltar e vai para a Irlanda. 
A entrada do Westpac Express em Lisboa apenas aconteceu devido ao mau tempo que se faz sentir em alto mar. Caso contrário esta escala não teria acontecido neste porto. 
O Westpac Express é um ferry de alumínio, construído em 2001 pela Austal e que tem estado ao serviço da Marinha dos Estados Unidos em regime de fretamento à Austal, como navio de comando e transporte rápido de equipamentos militares. É bastante conhecido devido à alta velocidade com que consegue transportar os equipamentos militares e os próprios militares. Também tem sido utilizado em missões de ajuda humanitária em vários casos de desastres naturais.
O AIDAsol e o Westpac Expre
Possui rampas de carga/descarga à proa e à popa. É movido por quatro jactos de água e tem operado maioritariamente nos mares da Ásia. Possui bandeira dos Estados Unidos. 
Tem 101 m de comprimento, 4,6 m de calado e 28 m de largura.
Supõe-se que tenha sido adquirido pela Irish Ferries em 2016 e agora irá sofrer algumas transformações para adaptação ao mercado Irlandês. Poderá mesmo vir a substituir o navio semelhante existente na frota da Irish Ferries, o Jonathan Swift.
A capacidade do Westpac Express situa-se nos 900 passageiros e 29 tripulantes. Além de que possui 3066 m2 de espaço de carga/veículos em dois decks.
O AIDAsol juntamente com o Queen Elizabeth foram os navios que hoje marcaram presença em Lisboa, ambos vindos dos festejos de passagem de ano na ilha da Madeira.

Tuesday, January 2, 2018

Os festivaleiros

No segundo dia de 2018, Lisboa volta a assinalar a presença de navios de cruzeiros no seu porto. Hoje tratou-se do Balmoral e do Columbus, ambos dois "festivaleiros" que aqui marcaram presença para recuperar da passagem de ano na ilha da Madeira, local onde marcaram presença juntamente com outros 8 navios.

Último e Primeiro

O navio AIDAblu foi o último navio de cruzeiros que visitou o porto de Lisboa no ano de 2017. Foi também o primeiro navio de cruzeiros a visitar Lisboa no ano 2018, uma vez que aqui permaneceu na noite de passagem de ano. Esta escala provavelmente fará parte de uma busca comercial por parte da companhia AIDA em encontrar destinos que ofereçam espectáculos de fogo de artifício gratuitos para oferecer aos passageiros, como mais valia do seu cruzeiro, na noite de passagem de ano. Recorde-se que em Lisboa a autarquia tem vindo a apostar num espectáculo pirotécnico no rio Tejo e frente ribeirinha da cidade, em conjunto com a autarquia de Almada, de forma a receber o novo ano e para atrair ainda mais turistas. Este ano o investimento de ambas as autarquias segundo a comunicação social, situou-se à volta dos 100 mil euros em fogos de artifício e uma festa para milhares de pessoas, patrocinada por uma marca de bebidas alcóolicas.
O pinheiro de Natal característico desta época festiva.

Cais Norte



O cais Norte do porto do Funchal, permite receber um navio de cruzeiros médio de cada vez. Além disso oferece uma grande proximidade entre os navios e os apreciadores dos mesmos. Também permite boas oportunidades de fotografia. Acima os navios Saga Pearl II, AIDAcara e Balmoral, atracados no cais Norte do Porto do Funchal, ilha da Madeira.

Christian Radich

Veleiro Christian Radich, entrando no porto do Funchal.

Tuesday, October 17, 2017

Domingo gordo

Domingo (dia 15 de Outubro) foi mais um dia de casa cheia no porto de Lisboa com a presença de 4 navios de passageiros. Além de vários navios fundeados, mercantes de várias categorias, estava o novo navio da Marinha Chinesa Qi Juguang. Neste registo surgem da esquerda para a direita, o Europa 2, o Corinthian, o Marco Polo e o Mein Schiff 3. Por altura das fotos os termómetros marcavam 32º C em Lisboa, em pleno Outono. Parte do país ardia com fogo de origem criminosa.
Também ainda pelo Tejo continua fundeado do Rio Auraca, que aguarda novos fretes e vai emprestando a sua imponência ao rio onde até este gigante parece pequeno.

Thursday, October 5, 2017

Navios de noite e de dia

Registo da pernoita do navio Mein Schiff 3 no porto de Lisboa. As escalas nocturnas dos navios Mein Schiff começam a ganhar notoriedade no bairro de Alfama. Primeiro porque levantam as vozes das pessoas que se sentem incomodadas pelo ruído das festas a bordo. As mesmas pessoas que durante um mês inteiro assam sardinhas na rua e colocam música alto e bom som, de um gosto duvidável. Sendo assim os navios são o Karma bem merecido para essas pessoas. 
A bonita chaminé do Mein Schiff 3, e parte do seu restaurante buffet.
O Mein Schiff 3 tal como todos os navios efectua festas a bordo quando atracado ou em navegação. Festas essas que como em todos os navios acabam pelas 00h e não se prolongam pela madrugada dentro como é o caso das festas populares de Alfama as quais, alguém que realmente queira descansar, nunca sabe a que horas irão acabar, pois os horários prolongam-se em alguns casos até depois das 2h da madrugada. Algumas vozes esquecem-se de coisas importantes...
O Mein Schiff 3 saiu pelas 15h com destino a Cádiz, depois de uma escala de um dia e meio. 
O Adonia, o navio que recentemente esteve em voga, por ser a mais recente aquisição da Azamara Cruises. O ainda navio da P&O Cruises, chegou de Southampton pelas 7h e saiu pelas 18h rumo a Puerto del Rosário em Las Palmas, Canárias. 
Quando deixar a P&O Cruises, em Março de 2018, o Adonia irá chamar-se Azamara Pursuit e é esperado que venha a ostentar um casco de cor escura tal como os seus irmãos gémeos, Azamara Journey e Azamara Quest.
Já o navio da Cunard, o Queen Elizabeth, chegou a Lisboa pelas 7h de Arrecife de Lanzarote e saiu a barra do porto de Lisboa logo atrás do Adonia, mas com destino a Vigo.

Tuesday, October 3, 2017

Navios em Alfama

Com as mudanças que decorreram nos últimos anos no mercado de cruzeiros, o porto de Lisboa também se adaptou no momento certo. A verdade é que o número de escalas neste porto tem vindo a aumentar e o porto tem vindo a ganhar bastante notoriedade. Prova disso é a eleição do porto de Lisboa como o melhor porto Europeu, e ainda nem a gare de passageiros entrou em pleno funcionamento para receber todos aqueles que visitam a capital de Portugal por mar. Hoje escalaram Lisboa os navios Navigator of the Seas e o Prinsendam.
O Prinsendam após alguns meses de ausência do porto Lisboeta, regressou e demorou-se em mais de um dia por cá. Chegou ontem de manhã e apenas saiu hoje a meio da tarde. Está a efectuar uma viagem intermédia desde o Norte da Europa (Amesterdão) até ao Mediterrâneo Oriental, devendo depois rumar até às Caraíbas onde ficará até Maio do próximo ano.
O Navigator of the Seas por sua vez efectuou hoje a última escala programada para este ano em Lisboa. Aqui deverá regressar apenas a 24 de Maio do próximo ano. Vai terminar a presente viagem,  em Southampton e efectuar a partir dali ainda mais 3 cruzeiros, que incluem ainda mais uma passagem pelos portos Portugueses (Funchal 30 de Outubro) e depois navega até ao outro lado do Atlântico em busca do Sol.

Thursday, September 28, 2017

Caribbean Princess

Não muito vulgares por Lisboa são os navios da Princess Cruises. Prova disso é a passagem do navio Caribbean Princess por Lisboa. Este navio de 2004, estreou-se apenas hoje em Lisboa, após estar ao serviço durante 13 anos. O navio chegou pouco depois das 5 h da manhã do porto Francês de Le Havre após dois dias de navegação. 
Permaneceu ao longo do dia atracado em Lisboa e pouco depois das 22 h largou os cabos e partiu com destino às Bermudas tendo agora 5 dias de mar pela frente até ao continente Americano, onde irá operar em cruzeiros alternados de 14 e 7 dias com saídas de Fort Lauderdale.
Esta escala é tão rara que teve de ser feito um esforço adicional para conseguir registar a passagem do navio por Lisboa. Não existe qualquer escala programada em Lisboa por este navio no próximo ano e meio. Contudo apesar de ser raro em Lisboa até é um navio habitual e popular na Inglaterra onde costuma efectuar cruzeiros com passagens pela Irlanda e Escócia contornando assim a Inglaterra.
Faz parte da Grand Class (Princess), embora seja um projecto modificado desta classe com maior capacidade de passageiros comparativamente aos restantes navios da classe, pois possui mais um deck que os irmãos Grand Princess, Golden Princess e Star Princess. Este deck fá-lo ter uma capacidade de 3100 passageiros, mais 500 que os antecessores da classe.
Um dos elementos mais diferenciadores e identificativos desta classe de navios é o Skywalkers Nightclub no deck 19, à popa. O Caribbean Princess tem 290 m de comprimento, 36 m de boca e cerca de 8 m submersos. Pesa 112894 GT e tem a bandeira da Bermuda com porto de registo em Hamilton.

Wednesday, September 27, 2017

Lisboa e os navios de cruzeiro


Registo da saída dos navios Tui Discovery, Ventura e Navigator of the Seas, no dia de hoje, do porto de Lisboa. Apenas o Tui Discovery rumou a Sul, com destino ao porto de Cádiz. Já o Ventura e o Navigator of the Seas, rumaram ao porto Inglês de Southampton. 
O Ventura está a realizar uma viagem de cruzeiro de 12 noites com saída e chegada a este porto Inglês que incluiu uma escala no porto do Funchal e ilhas Canárias com passagem por Lisboa como penúltimo porto antes do porto de desembarque. 
O Navigator of the Seas, saiu também de Southampton num cruzeiro de 14 noites que o levou até Itália. Fez escalas em Gibraltar, Nice, Civitavecchia, Livorno, Génova e Málaga. 
Já o Tui Discovery está a efectuar uma das suas viagens de 7 noites denominadas Magic Spain, com saída e chegada a Palma de Maiorca. Depois de sair deste porto, fez escalas em Gibraltar, seguindo-se logo Lisboa. Daqui partiu para Cádiz e seguem-se Málaga e Cartagena antes do desembarque no dia 30 de Setembro. Os navios da pintura do casco ondulado da Thomson terminaram assim as suas escalas regulares em Lisboa, com a escala do Tui Discovery. Agora irão fazer o Inverno Europeu onde for Verão (América central), devendo regressar a Lisboa em Maio do próximo ano. Entretanto outros navios da frota Thomson irão passar por cá antes do regresso destes dois (Tui Discovery e Tui Discovery 2), é o caso do Thomson Celebration que tem a sua primeira escala agendada já para o próximo dia 28 de Setembro e que regressará também a 24 de Outubro.