Thursday, March 8, 2018

Betanzos

Betanzos é um localidade na província da Coruña, Norte de Espanha...mas é também o navio mais famoso dos últimos dias no Tejo. 
Este navio, ex-Vasadiep, encontra-se encalhado na barra Sul da saída do rio Tejo. Foi ali parar após um blackout, que sofreu após a saída do Porto de Lisboa, pela 01h da manhã do passado dia 6. O navio sem propulsão e forma de governo foi levado pelas ondas para os bancos de areia que se formam a Sul do farol do Bugio e que fazem com que este seja apenas contornado por Sul por pequenas embarcações e não navios de grandes dimensões.

Após várias tentativas para libertar o navio do banco de areia onde se encontra encalhado, através da utilização de rebocadores, hoje devido a uma previsão de agravamento do estado do mar, a tripulação foi evacuada por medida de precaução. Logo que as condições de mar sejam favoráveis irão ser retomadas as tentativas para libertar o navio e a tripulação regressar ao mesmo se o seu estado assim o permitir.
Apesar de não serem as melhores condições nem as que mais gosto registei a evacuação da tripulação do navio pelo helicóptero da Força Aérea Portuguesa, operação que pareceu decorrer na normalidade e que provou uma vez mais a elevada eficácia da Força Aérea Portuguesa para este tipo de ajuda aos marítimos que tão frequentemente executa nas águas sob jurisdição Portuguesa e possui elevadas taxas de sucesso, salvando dessa forma centenas de vidas anualmente.

No comments:

Post a Comment