Wednesday, January 3, 2018

Westpac Express

Depois de alguns meses quase sem novidades em Lisboa, ou seja, navios "diferentes" para fotografar, eis que o novo ano começa e surge logo uma "novidade".
O Westpac Express, um navio ferry do tipo catamarã que vem de Gibraltar e vai para a Irlanda. 
A entrada do Westpac Express em Lisboa apenas aconteceu devido ao mau tempo que se faz sentir em alto mar. Caso contrário esta escala não teria acontecido neste porto. 
O Westpac Express é um ferry de alumínio, construído em 2001 pela Austal e que tem estado ao serviço da Marinha dos Estados Unidos em regime de fretamento à Austal, como navio de comando e transporte rápido de equipamentos militares. É bastante conhecido devido à alta velocidade com que consegue transportar os equipamentos militares e os próprios militares. Também tem sido utilizado em missões de ajuda humanitária em vários casos de desastres naturais.
O AIDAsol e o Westpac Expre
Possui rampas de carga/descarga à proa e à popa. É movido por quatro jactos de água e tem operado maioritariamente nos mares da Ásia. Possui bandeira dos Estados Unidos. 
Tem 101 m de comprimento, 4,6 m de calado e 28 m de largura.
Supõe-se que tenha sido adquirido pela Irish Ferries em 2016 e agora irá sofrer algumas transformações para adaptação ao mercado Irlandês. Poderá mesmo vir a substituir o navio semelhante existente na frota da Irish Ferries, o Jonathan Swift.
A capacidade do Westpac Express situa-se nos 900 passageiros e 29 tripulantes. Além de que possui 3066 m2 de espaço de carga/veículos em dois decks.
O AIDAsol juntamente com o Queen Elizabeth foram os navios que hoje marcaram presença em Lisboa, ambos vindos dos festejos de passagem de ano na ilha da Madeira.

No comments:

Post a Comment